Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 17/02/2023 às 14h39
Prefeitos – A movimentação nos bastidores da política é grande em torno das eleições municipais de outubro do próximo ano, quando serão reeleitos e eleitos prefeitos e vereadores. Durante a semana a coluna abordou a força da mulher em condições de disputar prefeituras e somente em Porto Velho, quatro militantes da política estão entre os nomes considerados “de ponta” para a sucessão do prefeito Hildon Chaves (UB), que foi reeleito em 2020 e tem mandato até o final de 2024. Hoje temos, seguramente, uma dezena de nomes em condições de disputar a sucessão municipal na capital com cerca de 45% de mulheres, que já provaram nas urnas que são boas de votos e a maioria detentoras de mandatos.
Ji-Paraná – A mobilização sobre a sucessão municipal de 2024 também motiva os políticos do interior do Estado. E em Ji-Paraná, segundo maior colégio eleitoral do Estado se discute com intensidade a disputa pela prefeitura no próximo ano. E seguramente já temos quatro nomes de ponta em condições de concorrer à sucessão municipal. Um deles o atual prefeito, Isaú Fonseca (MDB). Ji-Paraná tem em torno de 91 mil eleitores. Além de Isaú, que deverá concorrer à reeleição estão na linha de frente da disputa pela prefeitura o ex-prefeito e ex-deputado estadual, Jesualdo Pires (PSB), o ex-secretário de Saúde de Rondônia, João Durval (PP) e o presidente regional do PT, ex-deputado federal Anselmo de Jesus. Certamente teremos mais nomes até as convenções partidárias do próximo ano.
Carnaval – Após dois anos seguidos sem desfilar pelas ruas e avenidas do centro de Porto Velho, a Banda do Vai Quem Quer, do saudoso Manoel (Manelão) Mendonça volta para animar o Carnaval popular da capital. Seguramente o maior bloco de Carnaval do Norte do País, com cerca de 100 mil pessoas se divertindo durante horas a BVQQ sempre agrega pessoas da capital e de vários municípios do interior, que visitam Porto Velho durante o período de desfile, com concentração a partir das 15h na Praça das Três Caixas D´Água e posterior desfile pelas ruas Carlos Gomes, Joaquim Nabuco e avenida 7 de Setembro. A venda de camisetas continua na sede da BVQQ, na rua Joaquim Nabuco, e na ST Eventos no Porto Velho Shopping a R$ 70. A camiseta dá o direito a brincar no cordão de isolamento, mas o desfile é aberto a todos.
INSS – A sede do INSS em Porto Velho, está abandonada há anos. Bem localizada e de fácil estacionamento o INSS da capital, o prédio, após pegar fogo em um ar-condicionado deixado de lado e passou a funcionar na avenida Campos Sales em local alugado, e, certamente, de custo bem elevado, além de estacionamento difícil, pois não há área específica, e os veículos ficam na rua sempre congestionada. É impressionante o número de edificações federais e também estaduais que estão abandonadas, algumas em áreas centrais da capital, mas com plenas condições de abrigar órgãos, que estão espalhados em imóveis alugados e pagando preços absurdos. O INSS de Porto Velho é um deles.
Guarda- A sugestão da coluna de a necessidade da criação de uma Guarda Municipal para ajudar não somente na fiscalização e orientação do trânsito em Porto Velho, mas também da segurança das pessoas foi bem recebida pela maioria dos leitores. Eles concordam que a presença permanente de guardas treinados para organizar, orientar e, se necessário, punir motoristas e motoqueiros irresponsáveis, que fazem do trânsito portovelhense um dos mais violentos das capitais brasileiras é importante. E a prefeitura tem condições de montar uma Guarda Municipal eficiente, que, além de atuar na fiscalização também ajudaria na organização do trânsito às imediações das escolas, postos de saúde, hospitais, repartições públicas, etc. Certamente teremos um trânsito bem menos violento, organizado e funcional.
Respigo
Um jornalista disse na manhã desta sexta-feira (17), numa roda de amigos, que as prisões de policiais militares, que ocorreram nos últimos dias em Rondônia, todos portando drogas é preocupante. “Isso representa ações de milícias, que infelizmente já chegaram a Rondônia”, disse +++ Os deputados estaduais participaram de sessões extraordinárias na quinta-feira (16). Na pauta vários assuntos de interesses da população como mudanças na Estrutura Organizacional Político-Administrativa da Ale-RO +++ É a nova Mesa Diretora, presidida pelo deputado Marcelo Cruz (Patriota), ajustando a Casa do Povo de acordo com a política-administrativa da nova direção para os próximos dois anos. Na próxima semana iniciarão os trabalhos com as sessões ordinárias a partir das 15h de terça-feira (21) +++ Ji-Paraná tinha na legislatura anterior (10ª) dois deputados estaduais. Na legislatura atual, iniciada no dia 1º, o número subiu para 4, com Afonso Cândido (PL), Cláudia de Jesus (PT) e Nim Barroso (PSD), todos no primeiro mandato, e o campeão de votos (25.603) nas eleições de 2022, Laerte Gomes (PSD), maior votação de um deputado estadual desde a criação do Estado.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/02/banda-do-vai-quem-quer-e-atracao-do-carnaval-de-porto-velho-nomes-de-destaque-na-disputa-da-prefeitura-de-ji-parana-guarda-municipal-na-capital-,153990.shtml