CNN Brasil
Publicada em 22/02/2023 às 10h17
A marinha da China tem vantagens significativas sobre sua rival americana, incluindo uma frota maior e ampla capacidade de construção naval, já que Pequim busca projetar seu poder através dos oceanos, disse o chefe da Marinha dos Estados Unidos na terça-feira (21).
Em Washington, o secretário da Marinha dos EUA, Carlos Del Toro, disse que a China “tenta consistentemente violar a soberania marítima e o bem-estar econômico de outras nações, incluindo nossos aliados no Mar da China Meridional e em outros lugares”.
“Eles têm uma frota maior agora, então estão implantando essa frota globalmente”, disse ele, acrescentando que Washington deve atualizar a frota dos EUA em resposta.
“Precisamos de uma Marinha maior, precisamos de mais navios no futuro, navios mais modernos, em particular que possam enfrentar essa ameaça”, disse ele.
A Marinha do Exército de Libertação do Povo da China pode receber até 400 navios nos próximos anos, informou o secretário da Marinha – acima dos 340 atuais.
Enquanto isso, a frota dos EUA tem menos de 300 navios.
De acordo com o Plano de Navegação da Marinha dos EUA, divulgado no verão passado, a meta do Pentágono é ter 350 navios tripulados até 2045 – ainda bem aquém da projeção para a frota chinesa.
Antes que essa meta seja atingida, no entanto, a frota dos EUA deve encolher à medida que as embarcações mais antigas são aposentadas, de acordo com um relatório de novembro do US Congressional Budget Office.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/02/eua-nao-consegue-acompanhar-china-na-construcao-de-navios-diz-secretario-americano,154195.shtml