Assessoria
Publicada em 07/03/2023 às 10h24
O suplente de vereador Pastor Eronildo Pereira assumiu na data de ontem (06.03.2023) a vaga de vereador do município de Ariquemes em razão da declaração de vacância do mandato do atual presidente do parlamento, o ex-vereador Chico Pinheiro.
Isso porque na semana passada a Justiça Eleitoral determinou que os membros da Mesa Diretora adotassem todas as providências legais visando cassar o mandato eletivo do então presidente da Câmara de Vereadores, Chico Pinheiro (MDB), pois o então parlamentar havia sido condenado, com sentença transitada em julgado, por crime de falsidade ideológica eleitoral. Conforme a Justiça Eleitoral, o crime foi praticado na eleição de 2014, quando Chico concorria ao cargo de deputado federal por Rondônia.
Chico recebeu a pena de um ano de reclusão e 10 dias de multa, substituída por pena restritiva de direitos.
O ex-vereador cassado desabafou em alguns grupos de WhatsApp, alegando sua inocência e que o processo que deu ensejo a sua cassação vinha tramitando de forma normal, mas acabou sendo acelerado a pedido do primeiro suplente, que constituiu um advogado na Capital para acompanhar a demanda.
Procurado pela reportagem, o procurador do vereador recém empossado Pastor Eronildo Pereira, o advogado Nelson Canedo, disse que o processo seguiu seu tramite normal, e que a cassação do mandato do vereador Chico Pinheiro era inevitável. O processo chegou ao seu final, não há mais nada o que se discutir, a não ser cumprir a decisão judicial, finalizou o causídico.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/03/apos-cassacao-do-presidente-da-camara-de-ariquemes-suplente-pastor-eronildo-pereira-assume-a-titularidade-da-vaga-de-vereador,155250.shtml