MONITOR DO MERCADO
Publicada em 21/03/2023 às 14h25
A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse nesta terça-feira que o governo norte-americano está pronto para fornecer mais garantias de depósitos se a crise dos bancos piorar.
Yellen se prepara para discursar durante encontro da American Bankers Association, em Washington, num momento em que tenta, juntamente com outras autoridades, reforçar a confiança no setor bancário depois do colapso do Silicon Valley Bank (SVB) e Signature Bank.
"As medidas que tomamos não foram focadas em ajudar bancos específicos ou classes de bancos. Nossa intervenção foi necessária para proteger o sistema bancário mais amplo dos Estados Unidos", disse a secretária. "E ações semelhantes podem ser justificadas se instituições menores sofrerem corridas de depósitos que representem o risco de contágio", completou.
Após o colapso dos bancos regionais, o Tesouro, o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e o Federal Deposit Insurance Corp. lançaram uma iniciativa em duas frentes que permitiu aos bancos atender às suas necessidades de empréstimos de curto prazo.
"A situação está se estabilizando. E o sistema bancário dos Estados Unidos continua sólido", afirmou Yellen. "A facilidade do Fed e os empréstimos com janela de desconto estão funcionando como planejado para fornecer liquidez ao sistema bancário. As saídas agregadas de depósitos de bancos regionais se estabilizaram", seguiu.
Além disso, a secretária do Tesouro expressou seu compromisso de garantir que os bancos menores permaneçam fortes.
"O Tesouro está comprometido em garantir a saúde e a competitividade contínuas de nossa vibrante comunidade e instituições bancárias regionais", disse ela.
Yellen também reforçou que é importante manter um "sistema bancário dinâmico e diversificado" para apoiar a economia norte-americana, com bancos de todos os tamanhos desempenhando um papel para apoiar famílias, pequenas empresas e aumentar a concorrência em serviços financeiros.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/03/eua-se-preparam-para-fornecer-maiores-garantias-de-depositos-em-caso-de-agravamento-da-crise-bancaria,156408.shtml