GCI
Publicada em 22/03/2023 às 16h42
O Ministério Público, por meio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ouro Preto do Oeste, que tem como titular a Promotora de Justiça Marlúcia Chianca de Morais, reuniu-se de forma remota, com o Secretário Estadual de Saúde, Jefferson Ribeiro da Rocha, o Secretário Ajunto, Maxwendell Gomes Batista, e o Gerente de Regulação, Stenio Alves Leite de Andrade, objetivando conhecer o planejamento da Saúde Estadual para diminuir a fila de espera para agendamento de consultas, exames e procedimentos cirúrgicos de competência do estado.
O pedido de reunião se deu em razão da grande demanda que a 1ª Promotoria de Justiça recebe diariamente na Curadoria de Saúde, bem como da demora no atendimento nos municípios da Comarca; Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra, Nova União, Vale do Paraíso e Teixeirópolis.
A Promotora de Justiça destacou, dentre as maiores dificuldades apontadas pelos usuários, exames de média e alta complexidade, como ressonância magnética com e sem sedação, tomografia computadorizada, endoscopia, além de procedimentos cirúrgicos e consultas com médicos especialistas.
Segundo a integrante do MP, em um levantamento realizado pela Promotora de Justiça, ficou constatado que nos cinco municípios que compõem a Comarca há em média 5.122 procedimentos aguardando agendamento ainda do ano de 2019, e há demanda reprimida desde 2016.
Durante a reunião, o Secretário esclareceu que a Rede de Estadual de Saúde empreenderá esforços, através do programa “Compartilhando Saúde”, que visa realizar cirurgias eletivas e ortopédicas em todo o estado, contando com os centros cirúrgicos dos grandes hospitais, que posteriormente, pretende zerar a fila de espera de cirurgias de traumas, na macro I e II.
Ainda, asseverou que a SESAU criará uma tabela complementar de valores à tabela SUS, para que as empresas possam ser credenciadas com valores mais atrativos, tendo em vista que as atuais empresas terceirizadas não estão suprindo as necessidades do estado.
Por fim, narrou que foi implementado o Núcleo Interno de Regulação - NIR, que atenderá os 52 municípios do estado, para consultas, exames e procedimentos cirúrgicos, tornando o sistema de regulação mais célere e efetivo.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/03/promotoria-de-justica-de-ouro-preto-solicita-do-estado-informacoes-sobre-fila-de-espera-para-agendamento-de-consultas-e-exames,156557.shtml