G1
Publicada em 24/03/2023 às 08h45
Uma base militar dos Estados Unidos na Síria foi alvo de um ataque com mísseis na manhã de sexta-feira (24), de acordo com o canal de TV libanês Al Mayadeen.
Os mísseis atingiram a base norte-americana que fica no campo de petróleo Al-Omar, no nordeste da Síria.
Até a última atualização desta notícia, ainda não havia informações sobre se houve vítimas no caso, e os Estados Unidos ainda não haviam se posicionado.
O ataque ocorre após ataques aéreos dos Estados Unidos na Síria na noite de quinta-feira contra grupos alinhados ao Irã. O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, um monitor com sede na Grã-Bretanha com uma ampla rede de fontes no terreno no país, disse que 11 pessoas foram mortas por esses ataques dos EUA, entre eles dois sírios.
O porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, disse que os ataques dos EUA na Síria tiveram como objetivo proteger o pessoal americano no país, onde o Estado Islâmico e grupos militantes apoiados pelo Irã continuam sendo uma ameaça.
O Pentágono culpa esses grupos por um ataque de drone mais cedo na quinta-feira que matou um empreiteiro norte-americano americano, feriu outro e cinco soldados americanos.
O ataque de quinta-feira ocorreu em uma base da coalizão perto de Hasakah, no nordeste da Síria, disse o Pentágono em um comunicado.
A comunidade de inteligência dos EUA avaliou que o drone de ataque unilateral era de origem iraniana, disse o Pentágono, uma conclusão que poderia agravar ainda mais as relações já tensas entre Washington e Teerã.
As tropas dos EUA foram atacadas por grupos apoiados pelo Irã cerca de 78 vezes desde o início de 2021, de acordo com o general do Exército Erik Kurilla, que supervisiona as tropas dos EUA no Oriente Médio como chefe do Comando Central.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/03/missil-atinge-base-dos-estados-unidos-na-siria-diz-tv-local,156686.shtml