Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 24/03/2023 às 14h05
Parceiros – O deputado Alex Redano (PRB-Ariquemes), ex-presidente da Assembleia Legislativa (Ale), conseguiu assegurar junto ao governo do Estado o pagamento da travessia da balsa no rio Jamari, RO 459, até que as obras de construção da ponte sejam retomadas e concluídas. A previsão de a obra finalizada é para dezembro próximo, período em que os motoristas terão gratuidade na travessia. A liberação gratuita da travessia pela balsa, que esteve alguns dias fora de circulação devido a cheia do rio, que impossibilitou embarque e desembarque de veículos, deverá ocorrer nos próximos vinte dias, pois o Estado precisa se ajustar legalmente para poder conceder o benefício.
Recapeamento – Durante a reunião, o diretor-geral do DER-RO, Éder Fernandes confirmou a informação de o deputado Redano e anunciou, que o governo do Estado, via DER pretende recapear toda a RO 459 com previsão de conclusão até o final de dezembro, mesmo período para finalização das obras da ponte, que estão no estaqueamento. Apesar da dificuldade para chegar ou sair de Alto Paraíso, devido às chuvas e até da paralisação da travessia, durante vários dias, devido a cheia do rio Jamari, o prefeito João Pavan, inúmeros vereadores e lideranças políticas, comerciais e agrícolas de Alto Paraíso e de municípios vizinhos estiveram prestigiando a reunião na Ale-RO Também marcaram presença os deputados delegado Rodrigo Camargo (PRB-Ariquemes), Pedro Fernandes (PTB-Cujubim) e delegado Lucas Torres (PRB-Ariquemes, via internet.
MDB – O encontro regional do MDB realizado em Ji-Paraná à noite de quinta-feira (23) foi dos mais concorridos. O presidente do diretório regional, Lúcio Mosquini abriu em Ji-Paraná uma série de encontros que serão realizados em cidades polos no Estado, já visando as eleições municipais (prefeitos e vereadores) de outubro do próximo ano. O MDB já foi o maior partido do Brasil e também em Rondônia. Mosquini tem como meta solidificar o partido no Estado, inclusive já firmar parcerias (federações), porque não existem mais as coligações. O senador Confúcio Moura também marcou presença no encontro, assim como os deputados Jean Oliveira e Luís do Hospital, ambos do MDB de Porto Velho e Jaru, respectivamente.
Prefeito – O prefeito Isaú Fonseca, que foi eleito pelo MDB esteve prestigiando o evento. Hoje está filiado ao União Brasil, presidido no Estado pelo governador-reeleito, Marcos Rocha. O presidente do diretório regional do partido, o empresário e secretário de Administração do município, Jônatas França, presidente do diretório municipal do MDB, adiantou, que o partido deverá fechar questão com Isaú nas eleições do próximo ano. Isaú vem realizando uma administração das mais eficientes, em todos os segmentos com destaque no saneamento básico devido a obras de infraestrutura e pavimentação asfáltica. Em 2022 foram executados cerca de 60 quilômetros de asfalto e a meta para este ano é para mais de 100, através da administração direta. “Está sendo feito mais com menos”, diz Jônatas.
Prefeito II – A previsão é de eleições das mais disputadas em Ji-Paraná, caso realmente concorram nomes de expressão, como do prefeito Isaú, do ex (prefeito e deputado estadual), Jesualdo Pires, do PSB e do ex-secretário de Estado da Saúde, João Durval (PP), que são apontados em todas as notícias relacionadas as eleições de 2024 como pré-candidatos. O deputado estadual mais bem votado do Estado (25.603 votos) nas eleições de 2022, Laerte Gomes, do PSD, embora seja sempre citado como nome em condições de concorrer, ainda, não se manifestou publicamente. Como já afirmamos em colunas anteriores, Ji-Paraná, segundo maior colégio eleitoral do Estado, com pouco mais de 100 mil eleitores, o candidato será eleito caso consiga ultrapassar a barreira de 20 mil votos. As apostas estão abertas...
Respigo
Segundo dados de levantamento feito pela equipe técnica do deputado Rodrigo Camargo (PRB), a empresa que explora a travessia de balsa no rio Jamari, na RO 459, interligando a cidade de Alto Paraíso à BR 364, fatura em torno de R$ 200 mil livres por mês (impostos, funcionários, combustíveis, etc). Como é o governo do Estado (leia-se povo) que vai arcar com o custo da passagem até a conclusão da obra (dezembro próximo) propor um pagamento por estimativa seria uma boa solução +++ Quem for à Rondônia Rural Show em Ji-Paraná encontrará um local bem diferente de anos anteriores. As ruas estão sendo pavimentadas e a infraestrutura do local adequada a importância do evento que em 2022 comercializou mais de R$ 2 bilhões e não teremos mais a poeira, ou lama de anos anteriores +++ A mostra deste ano será realizada no período de 22 a 27 de maio próximo no Centro Tecnológico Vandeci Rack, às margens da BR 364, no trecho Ji-Paraná, Presidente Médici. A RRS está entre os maiores eventos do gênero do País.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/03/gratuidade-na-travessia-da-balsa-no-rio-jamari-previsao-e-concluir-a-ponte-ate-dezembro-mdb-deve-caminhar-junto-com-uniao-brasil-em-ji-parana-,156731.shtml