Assessoria
Publicada em 03/04/2023 às 17h01
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, continua com as atividades do Projeto de Pesquisa “Escritas do Vale do Jamari: Escritores Ariquemenses”. Desta vez, os estudantes participantes entrevistam os escritores regionais Maikon Fabrício Ferreira Viana e Manoel Geraldo Schott.
O projeto segue com o ciclo de atividades em busca de aproximar-se do processo de pesquisa por meio da literatura regional do Vale do Jamari. Na quarta-feira (29/3/2023), na Biblioteca do IFRO Campus Ariquemes, o entrevistado foi Maikon Fabrício Ferreira Viana, escritor de Ariquemes. Ele foi vencedor do Prêmio Nacional Áureo Nonato (2016), de melhor livro de memórias com a obra “A questão do Acre: um intricado tabuleiro na era dos impérios – das crenças à solução”. Na entrevista, o autor destacou o processo de escrita da obra, as dificuldades encontradas e o minucioso trabalho de levantamento de informações. Ressaltou que a próxima obra a ser lançada resgata as memórias do Garimpo Bom Futuro, em seu tempo áureo.
No dia 31/3/2023, na Biblioteca da Universidade Federal de Rondônia (UNIR Campus Ariquemes), o grupo realizou uma roda de conversa com o escritor Manoel Geraldo Schott. O autor de diversas obras, de romances a poemas, conversou sobre suas inspirações, processo de escrita e divulgação da sua produção. Destacou a importância de aproximar a literatura regional dos estudantes e como a escritas locais contribuem com o processo de ensino. Os estudantes ficaram surpresos com a quantidade de obras escritas e a variedade das temáticas abordadas pelo autor.
Participaram das entrevistas aos escritores os seguintes integrantes do projeto: Maria Eduarda Dias Chaves e Thiago de Oliveira Maia (discentes do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio) que entrevistaram Maikon Fabrício. E Carolina Santos Araújo, Maria Eduarda Dias Chaves, Sarah Vitória Kotesky Pereira, Thiago de Oliveira Maia (discentes do Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio) e Helena Pereira Souza Seixas (do Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio) que participaram da Roda de Conversa com Manoel Geraldo. Os alunos são orientados pela Professora Mirian de Oliveira Bertotti.
A docente explica que o projeto objetiva compreender a importância da Literatura brasileira regional do Vale do Jamari para a constituição da cultura local através de ações que envolvam os processos da pesquisa acadêmica. Ainda segundo Mirian Bertotti, espera-se com este trabalho apresentar aos alunos os caminhos da pesquisa, compreendendo-a como essencial no processo de geração de conhecimentos, levando-os a organizarem, tratarem e sistematizarem as informações obtidas. No que tange ao ensino de Literatura brasileira, os contributos referem-se aos conhecimentos gerados sobre a literatura regional, seus autores e suas características, mostrando a importância da cultura local para o multiculturalismo brasileiro. Quanto ao IFRO Campus Ariquemes espera-se a ampliação de sua visibilidade e o cumprimento de ações de pesquisa no eixo da cultural local que aproximem a instituição da comunidade ariquemense.
“É impressionante como desconhecemos as escritas da nossa terra e não valorizamos nossos talentos. As temáticas das obras são variadas e revelam o talento e o minucioso trabalho de pesquisa para contextualizar as obras. Ter uma obra local e o contato com o escritor enriquecem e estimulam o processo de escrita”, finaliza Mirian.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/04/novas-entrevistas-sao-realizadas-no-projeto-de-pesquisa-escritas-do-vale-do-jamari-escritores-ariquemenses,157511.shtml