Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 11/04/2023 às 14h10
Aleluia – O Sábado de Aleluia (8) foi há dias, mas só foi comemorado na segunda-feira (10), pelo ex-deputado federal Léo Moraes com a sua nomeação como diretor-geral do Detran-RO publicada no “Diário Oficial” do Estado de Rondônia de ontem (10). Léo foi candidato a governador em outubro de 2022, ficou na terceira colocação e apoiou o governador Marcos Rocha (UB), que foi reeleito no segundo turno superando o senador Marcos Rogério (PL). Um dos compromissos de Rocha com Léo era o de entregar o comando do Departamento Estadual de Trânsito-Detran. Apesar de ter deixado o cargo de deputado federal em janeiro, quando terminou seu mandato, somente no início da segunda semana de abril, que ocorreu a nomeação. O pai de Léo, Paulo Moraes, de saudosa memória, ex-deputado estadual que nos deixou prematuramente aos 58 anos de idade, já passou pelo Detran como presidente do Conselho Diretor.
Violência – O trabalho ostensivo-preventivo que está sendo colocado em prática pela Polícia Miliar (PM) de Rondônia com o programa Cidade Segura deve não somente ser mantido, mas ampliado. É que a violência e a criminalidade crescentes e assustadoras dos últimos meses exigem uma mobilização mais efetiva dos organismos policiais. A ação criminosa, ousada, desafiadora de marginais, que na tarde do domingo de Páscoa, barbarizaram na cidade de Confresa, a 740 km de Cuiabá, no Mato Grosso incendiando veículos, roubando, fechando estradas, invadindo propriedades e tocando fogo na sede da PM da cidade precisa de uma resposta rápida e efetiva das polícias (Militar e Civil), pois está difícil conviver com ações de terror assustando a população.
Repressão – O programa Cidade Segura, visa a adoção de Operações Policiais para efetivar a redução dos índices de criminalidade na cidade de Porto Velho, com ações ostensivas e preventivas, como patrulhamento nas ruas, abordagens e fiscalizações, com o objetivo de inibir a violência e a criminalidade, que estão crescentes e preocupantes, inclusive no interior e na área rural. O roubo da bagagem de garimpeiros com os marginais armados de fuzis e metralhadoras na tarde de domingo (9) quando a aeronave com cerca de 3,5 quilos de ouro estava no hangar com os passageiros, garimpeiros de Japurá (AM) ampliam as preocupações com a segurança da população. Um desafio é saber como os marginais sabiam do ouro a bordo? Estranho, muito estranho. O Cidade Segura tem que ser ampliado e com 24 horas de ações ininterruptas. Certamente teríamos uma redução na criminalidade e na violência.
Recapeamento – Um dos setores que funciona com eficiência em Porto Velho é a Secretaria de Obras, que está procedendo o recapeamento de ruas e avenidas no centro e nos bairros. Há dias criticamos o trabalho que estava sendo executado na região entre a avenida Farquar e o rio Madeira, no bairro Panair. O recape estava sendo feito com um material, que esfarelava e, após abrir as ruas para passagem dos veículos, onde o movimento é mais intenso, nas entradas de garagens, por exemplo, os pneus abriam sulcos comprometendo o trabalho, porque o material não estava sendo compactado. Com o trabalho concluído, não sabemos se com a correção, ou se era somente questão de tempo, as ruas estão plenamente trafegáveis e lisas. Assim como criticamos também reconhecemos o trabalho bem feito.
Ji-Paraná – As lideranças políticas de Ji-Paraná já se movimentam com relação as eleições municipais (prefeitos e vereadores) de outubro do próximo ano. O prefeito Isaú Fonseca, que deixou o MDB e está filiado ao União Brasil (UB) é candidato à reeleição. E é o nome a ser batido. Isaú vem realizando um bom trabalho no comando do município com obras de infraestrutura como pavimentação e saneamento básico, além de bom desempenho na saúde, educação, social. Mas Isaú certamente terá que enfrentar adversários de expressão política, bons de votos, como o ex-prefeito Jesualdo Pires (PSB), o ex-secretário de Estado da Saúde, João Durval (PP). O ex-deputado estadual Airton Gurgacz (PDT) também não está descartado e tem o deputado estadual Laerte Gomes (PSD), sempre citado como candidato à sucessão municipal de 2024.
Respigo
Lembrando uma frase do saudoso do ex-deputado estadual Paulo Moraes, ele que nasceu em Loanda (PR), quando recebeu o título Cidadão Honorário de Porto Velho e também foi secretário de Segurança Pública do Estado. “É sinal de que já fez alguma coisa pela população de Rondônia, e mais do que isso, me permite sonhar com um Estado mais seguro” +++ Tem um colega de profissão que está sempre de bom humor e disposto a compartilhar piadas. Ele é servidor público comissionado (não é efetivo e nem concursado) e costuma brincar dizendo que é o “diretor-geral” do Decor +++ Quando questionado sobre o que é “Decor”, abre um largo sorriso. E responde: “Departamento do Corredor” +++ Além do governo do Estado participar com a equipe administrativa durante toda a semana na Rondônia Rural Show (RRS) em Ji-Paraná de 22 a 27 de maio, a Assembleia Legislativa (Ale) também marcará presença na feira mais importante do Norte do País. O presidente da Ale, Marcelo Cruz (Patriota-PVH), publicou ato transferindo a sede do legislativo estadual para Ji-Paraná durante o período de RRS.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/04/avanco-da-violencia-e-assustador-leo-moraes-nomeado-como-diretor-geral-do-detran-recapeamento-de-qualidade-em-porto-velho-,158115.shtml