Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 19/04/2023 às 14h48
Obsoletas – A câmara de vereadores de Cascavel, Oeste do Paraná irá “rasgar” 505 leis. Foi formada uma comissão de legisladores e técnicos municipais, que avaliaram leis, que até, foram úteis no passado, mas que hoje para nada servem, porque não têm aplicabilidade. Das 768 leis analisadas pela comissão, todas da década de 70, 505 foram descartadas. Segundo a vereadora Beth Leal (PRB), são textos que integram o conjunto de leis aprovadas, mas que hoje não tem mais como serem aplicadas, pois perderam objeto e “na prática não servem mais para nada”, justificou. Assim como os vereadores de Cascavel, vereadores de cidades mais antigas como Guajará-Mirim e Porto Velho em Rondônia poderiam reavaliar leis, que hoje não condizem com a realidade dos municípios.
Ji-Paraná – A possibilidade de reeleição do prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (UB), motivo de nota na coluna de terça-feira (18), segundo uma liderança política do município, conceituada e coerente é real, mas a expectativa é de eleições equilibradas na “Capital da BR”. Segundo a fonte, Isaú começou a administração “tropeçando nos seus atos, mas conseguiu se ajustar e hoje realiza um trabalho que agrada a maior pare da população”. Além da Isaú, constam da relação de prováveis candidatos nomes expressivos da política regional, como o ex-prefeito e ex-deputado estadual Jesualdo Pires (PSB), ex-secretário de Estado da Saúde, João Durval (PP). Também podem entrar na disputa, o deputado estadual reeleito Laerte Gomes (PSD), o mais bem votado em 2022 (25.503 votos) e o ex-deputado estadual, Airton Gurgacz (PDT.
Professores – Muitas reclamações das escolas públicas do Estado e de Porto Velho sobre a falta de professores em salas de aula. O problema está ocorrendo nos estabelecimentos de ensino mantido pelo governo do Estado, mas também em escolas de rede de ensino municipal da capital. Alunos estão sem aulas e seria da maior importância que, no caso de Porto Velho, os vereadores buscassem saber o que está ocorrendo e, no caso de o Estado, os deputados estaduais. Muitos alunos reclamam que terão dificuldades para fechar o ano letivo, porque não há professores para ministrar aulas.
Posse – Na manhã de hoje (19) foi empossado o novo procurador do Ministério Público de Contas (MPC), Willian Afonso Pessoa em solenidade das mais prestigiadas no auditório do Tribunal de Contas (TC) do Estado. Em seu discurso de posse, Willian falou sobre a importância do TC de Contas no combate à corrupção nos órgãos públicos, que é “um câncer mortal para a sociedade”, e que estava assumindo, disposto a enfrentar com “muita coragem”, o terrível mal para a sociedade. E alertou para um dado alarmante, assustador, que ocorre no Brasil, onde a corrupção desvia mais de @00 bilhões/ano. É o fim da rosca...
Escolas – Após o episódio traumático e trágico de Blumenau, onde crianças de uma creche foram mortas por um marginal, a preocupação com a segurança nas escolas, sejam públicas ou privadas predominam principalmente na área política. Esta semana o deputado estadual Cirone Deiró (UB-Cacoal) usou a tribuna para alertar sobre a necessidade de garantir mais segurança para as crianças nas escolas do Estado. Deiró disse que não importa somente a segurança armada, como muito se propala, mas é necessário saber como as escolas vão se comportar, pois é necessário o envolvimento do professor e do inspetor de pátio. O deputado alertou que é preciso humanizar o atendimento nas escolas, pregar o amor ao próximo, que muitas disciplinas, que educavam, davam sentido às crianças foram retiradas das escolas. Para Deiró, tem “que mudar a consciência dessas pessoas”, e que é preciso a educação começar dentro de casa na atitude de cada criança, de cada profissional, de cada pai de família”, alertou.
Respigo
Toda a estrutura dos poderes Executivo e Legislativo estará em Ji-Paraná no período de 22 a 27 de maio, durante a realização da Rondônia Rural Show (RRS), a maior e mais importante feira de negócios da região Norte. O governador Marcos Rocha (UB) estará com sua equipe de governo atendendo prefeitos, vereadores e lideranças comerciais, agrícolas, políticas e sociais durante o período +++ Já o presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Marcelo Cruz (Patriota-PVH) terá um estande do legislativo estadual durante os dias de feira. Inclusive com a realização de a Assembleia Itinerante, pois, a exemplo do Poder Executivo a sede do Legislativo também será em Ji-Paraná durante o período da RRS +++ Será uma ótima oportunidade de a população conhecer a tramitação do Poder Legislativo Estadual. Inclusive pronunciamentos, debates, discussão e votação de projetos, indicações e proposições da região polarizada por Ji-Paraná.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/04/faltam-professores-na-rede-publica-estadual-e-de-porto-velho-disputa-a-prefeito-concorrida-em-ji-parana-municipio-rasga-mais-de-500-leis-,158818.shtml