Metrópoles
Publicada em 29/04/2023 às 09h30
A SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, adiou pela terceira vez o lançamento do novo satélite de internet da empresa de telecomunicações ViaSat. O foguete com o equipamento capaz de levar banda larga para diversas partes do mundo deveria ser lançado na noite desta sexta-feira (28/4).
O satélite de telecomunicações deveria chegar à órbita pelo foguete Falcon Heavy, no Centro Espacial Kennedy, da Nasa, nos Estados Unidos.
O objetivo inicial da empresa era enviar o equipamento de internet na última quarta (26/4), mas o lançamento foi remarcado para quinta (27/4). Entretanto, o planejamento da SpaceX foi adiado em decorrência das condições meteorológicas desfavoráveis.
Os preparativos para o lançamento do satélite ViaSat-3 foram transmitidos ao vivo no canal do YouTube da SpaceX.
O lançamento programado para esta sexta deveria enviar ao espaço o primeiro dos três satélites de internet da empresa. O equipamento é capaz de alcançar 1 terabit por segundo (Tbps), a maior capacidade de tráfego do mundo.
No Brasil, o satélite deve ser responsável por levar banda larga de qualidade principalmente para as regiões Norte e Centro-Oeste, sobretudo nas áreas rurais onde há um menor acesso à internet.
Atualmente, o plano mais acessível da ViaSat, destinado para o cliente residencial, custa R$ 179 ao mês, com velocidade de download de 10 Mbps e franquia de dados de 25 GB. Com os novos satélites, a empresa espera atingir uma velocidade de 100 Mbps por usuário.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/04/lancamento-do-satelite-viasat-3-sofre-terceiro-adiamento-pela-spacex,159586.shtml