RondôniaDinâmica
Publicada em 01/05/2023 às 09h15
É intensa a divulgação das redes sociais, que o governo federal estaria realizando operações punitivas, pelo Ibama, para a retirada imediata do gado e de produtores rurais em Rondônia. “Não é verdade”, segundo a ex-senadora Fátima Cleide.
A divulgação de inverdades de embargos de gado e retirada de produtores é de “bolsonaristas, que continuam espalhando boatos” de forma a causar terrorismo e medo, argumentou a ex-senadora de Rondônia pelo PT.
Fátima Cleide, utilizando vídeo nas redes sociais, diz que o que está sendo divulgado (listas de embargos) “é mentira” e seria uma “estratégia de terrorismo”, também com o objetivo não declarado de “espalhar medo e causar temor”, e de baixar o preço da terra e do gado.
O que gerou a boataria é a realização da Operação Retomada, realizada no mês de abril no Sul do Estado do Amazonas. Na ocasião 27 produtores foram notificados para a paralisação de as atividades, que estão sendo desenvolvidas nas áreas embargadas com a retirada dos animais das áreas cujas propriedades já haviam sido embargadas anteriormente. Nenhum animal foi apreendido em razão da operação.
Decisão administrativa do Ibama de 2017, ainda no governo Jair Bolsonaro determinou a retirada dos animais em uma propriedade denominada Santo Antônio do Matupi, no KM 180 da BR 230, no Amazonas e somente agora está sendo cumprida
“Não existe desapropriação por parte do Ibama”, explica Fátima Cleide, pois o órgão “não tem competência para fazer isso”, e que as notificações ocorreram, para respeitar as áreas de reserva legal.
No seu comunicado de esclarecimento à população, Fátima Cleide argumenta, que em tempos de mudanças climáticas é fundamental o papel de o Estado brasileiro cumprir a legislação e citou as recentes enchentes, que provocaram perdas nos estados de Rondônia, Acre e Amazonas, que não são “obras do acaso” ou “castigo divino”. São frutos da ação humana, ao desrespeitar o meio ambiente.
Sugeriu a ex-senadora, que os parlamentares. Que ora se utilizam de inverdades, ouvissem o clamor dos que defendem o direito de as pessoas de terem acesso a uma vida melhor, “respeitando a Amazônia como faz o grande líder Papa Francisco”.
Os parlamentares de Rondônia, eleitos pelo voto popular, que juraram respeitar a Constituição, não podem ter atitudes tão absurdas, “como a de praticar o terrorismo”, pois as pessoas que elegeram a atual bancada de Rondônia esperam dos seus representantes “que não propaguem mentiras”.
VEJA:
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/05/ex-senadora-fatima-cleide-diz-que-nao-e-verdade-o-confisco-de-gado-de-produtores-rurais-em-rondonia-pelo-ibama-,159626.shtml