Assessoria/Prefeitura
Publicada em 02/05/2023 às 12h57
Saúde e bem-estar dos alunos é um dos objetivos do Programa Saúde na Escola (PSE). Pensando nisso, durante toda a semana, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou uma série de atividades dentro das escolas da rede municipal. A ação se deu em alusão a Semana Nacional de Saúde na Escola, cujo principal objetivo foi atualizar o cartão vacinal das crianças.
Na Vila Princesa, os alunos da Escola Municipal João Afro Vieira e toda a comunidade, receberam a equipe da unidade de saúde da localidade para atualização do esquema vacinal, além da aplicação necessária de vitamina A, medicamento essencial para o crescimento e desenvolvimento do ser humano.
O gerente da USF Vila Princesa, Ueder Feitosa Braga, ressalta que devido a baixa cobertura vacinal, a atividade foi uma forma estratégica de abranger não só as crianças, mas também os pais e toda comunidade.
“A saúde das crianças é a nossa maior prioridade, mas não podemos nos esquecer dos demais. Teve pessoas que durante a ação tomou sua primeira dose contra a covid-19 e havia outras que já estavam há mais de anos sem tomar nenhum imunizante. O nosso maior objetivo é promover a imunização para todos, protegendo dos riscos que só com o cartão vacinal atualizado conseguimos combater”, afirma o gerente.
Foram mais de 100 doses de vacinas aplicadas durante o mutirão
Foram mais de 100 doses de vacinas aplicadas durante o mutirão. Para a enfermeira e coordenadora do PSE da Semusa, Maria de Lourdes, “a medida foi necessária para imunizar e assegurar a saúde da população e melhorar a cobertura vacinal. O foco da atividade é manter o cartão de vacinação das crianças em dia, para que elas tenham uma vida saudável dentro e fora da escola”, declara a coordenadora.
Segundo a diretora da escola, Jaquelene Costa de Sousa, a parceria entre a saúde e a escola é essencial para o desenvolvimento das crianças e traz uma série de benefícios.
“Muitas vezes, os alunos deixam de vir para a escola por conta da saúde instável. Estimular sobre o papel que a vacina tem e reforçar a promoção e prevenção de uma vida mais saudável é sem dúvidas uma ação indispensável”, aponta a diretora.
A moradora Vanessa de Souza, que estava acompanhada do esposo e do filho de apenas 2 anos, conta que aproveitou a oportunidade para atualizar o cartão vacinal de toda família.
"Vim com minha família tomar a vacina para nos protegermos e agora já estamos todos imunizados. Muitas pessoas não têm consciência de que não tomando o imunizante, colocam não somente a saúde delas em risco, mas de todo mundo. Por isso, esse tipo de ação é fundamental”, ressalta Vanessa.
Hadassa Barbosa Lima, de 7 anos, disse que gostou muito da iniciativa. “Doeu um pouco, mas eu sei que é muito importante para minha saúde, então eu criei coragem e tomei para ficar mais saudável”, diz a aluna.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/05/mutirao-de-vacinacao-na-vila-princesa-encerra-semana-saude-na-escola,159704.shtml