Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 02/05/2023 às 14h32
Reeleição – Após a Constituição de 1988 a possibilidade de reeleição em cargos públicos-eleitorais passou a ser possível. Agora o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) anunciou na última semana que irá marcar uma sessão temática para debater o fim da reeleição a cargos majoritários no Brasil, e voltar a ser como era antes de 1988. O mandato era de cinco anos. O detentor de cargo majoritário só poderia disputar novamente o mesmo cargo, após cinco anos, como também pretende Rodrigo Pacheco. Também está na mesma pauta a escolha de vereador, prefeito, governador, presidente da República, deputados federais e estaduais e senadores numa mesma data. Certamente encontrará enorme resistência, mas seria muito bom para o país o fim da reeleição e mandatos de cinco anos. Quem viver verá...
RRS – Em Ji-Paraná, devido a Rondônia Rural Show, que acontecerá no Centro Tecnológico Vandeci Rack, localizado às margens da BR 364 no trecho da ligação com Presidente Médici, que será realizada de 22 a 27 deste mês modifica os modos e costumes dos moradores da região. Um deles a preocupação com a falta de acomodações para abrigar todo o público que comparece à mostra, considerada a mais importante do Norte do Brasil. Há meses os hotéis, pousadas e residências para locação estão lotados. Muitas famílias aproveitam o período da feira para viajar e alugar os seus imóveis, antecipando o período de férias, mas mesmo assim a procura é muito superior à demanda. Expectativa de movimentação enorme em todos os segmentos, além de hotéis, também restaurantes e o comércio em geral. É o período de faturamento extra. O público em 2022 superou a 232 mil pessoas durante os dias de RRS.
Assembleia – A diretoria do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa-Sindler, reuniu os sindicalizados, ou não, para uma confraternização na segunda-feira (1º) na passagem do Dia do Trabalhador. Os deputados Marcelo Cruz (Patriota-PVH) e Jean Oliveira (MDB-PVH), presidente e vice, respectivamente, da Assembleia Legislativa (Ale) estiveram prestigiando a confraternização e anunciaram uma série de medidas em favor dos servidores. Uma delas e da maior importância é a garantia de um Plano de Saúde, estendido a todos os servidores efetivos, concursados e comissionados. Mas só entrará em vigor, após a licitação. De concreto, mesmo, o aumento de 8% sobre o salário base, a partir de junho próximo.
Escolas – O coordenador de Planejamento Operacional e especialista em ocorrências de altíssimas complexidade, negociação e gerenciamento de crises da Polícia Militar (PM), coronel Marcos Cleiton Freire Lopes, disse em recente coletiva à imprensa na sede do Ministério Público (MP) em Porto Velho, que as operações em relação à segurança nas escolas vão continuar até o encerramento do ano letivo. O deputado estadual Cirone Deiró (UB-Cacoal), participou do evento e argumentou que na Assembleia Legislativa (Ale), já foram apresentados vários projetos e sugestões relacionados à segurança nas escolas, que são necessárias ações imediatas, mas também um amplo planejamento para o futuro. “Estamos acionando diversas forças para entrar nessa pauta e tomar as decisões mais acertadas possíveis”, ponderou Deiró.
Médicos – Situação preocupante a abordada na manhã de hoje (2), na reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Ale), pelo deputado Cássio Góes (PSD-Cacoal). Segundo o parlamentar, que foi vice-prefeito de Cacoal e renunciou, porque se elegeu deputado em 2022, estaria ocorrendo evasão de médicos do interior do Estado em razão da remuneração, inclusive, que recebeu denúncia que estaria faltando médicos para UTIs. A situação, argumentou o deputado, precisa ser discutida de forma ampla e direta com o governado do Estado, e com o titular da Sesau, Jefferson Rocha, pois a questão da verba indenizatória no interior é real. “Temos que também valorizar quem trabalha no interior”, enfatizou. O assunto será levado à discussão com o governador Marcos Rocha (UB) e o secretário da Sesau, Jefferson Rocha.
Respigo
Os dois times de maiores torcidas no Brasil, o Flamengo e o Corinthians perderam no último final de semana em jogos do Brasileirão 2023. O Flamengo, mesmo jogando com um jogador a mais desde os primeiros minutos do segundo tempo com a expulsão do lateral Rafael do Botafogo foi derrotado por (3x2) pelo Botafogo, que está invicto na competição +++ Já o Corinthians perdeu para o seu maior rival em São Paulo, o Palmeiras (2x1). Vanderlei Luxemburgo, que já treinou Palmeiras e Flamengo é o novo treinador do Timão +++ A realização do projeto “Saúde Cidadã” pelo governo do Estado em Guajará-Mirim na última semana foi motivo de elogios da deputada estadual Taíssa Sousa (PSC/Guajará-Mirim), na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Ale) hoje (2) pela manhã +++ Centenas de pessoas foram atendidas com exames médicos e laboratoriais em todas as áreas e a maioria já deixava o local levando os remédios em mãos. A deputada Taíssa chegou as lágrimas ao agradecer a presença do pessoal da “Saúde Cidadã” na “Pérola do Mamoré”.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/05/fim-da-reeleicao-e-mandatos-de-cinco-anos-8-de-aumento-a-servidores-da-ale-ro-deiro-quer-ampla-discussao-sobre-seguranca-nas-escolas-,159715.shtml