Assessoria
Publicada em 04/05/2023 às 08h10
A retomada, o mais rapidamente possível, de todas as obras paralisadas no Estado de Rondônia, já pode ser considerada uma realidade. Foi o que me garantiu o ministro das Cidades, Jader Filho, em audiência recente que tive com ele, juntamente com o senador Beto Faro, do Partido dos Trabalhadores do Pará, para tratar sobre as obras do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), em nosso Estado.
Na oportunidade, juntamente com as vereadoras Vera Márcia (PT) e Juscelia (PSDB) de Ji-Paraná, e Jucileia Alves (PSB), presidente da Câmara Municipal de Ministro Andreazza, reivindiquei ao ministro das Cidades, a retomada da obra do Conjunto Habitacional MORAR MELHOR II, de Ji-Paraná.
O ministro nos garantiu que está empenhado em solucionar a retomada da obra deste conjunto, que foi paralisada com 96% do total da construção já efetivada. Quando concluído, o MORAR MELHOR II irá beneficiar 1.456 famílias, que foram selecionadas em 2018.
O ministro informou que o Ministério das Cidades está fazendo um levantamento junto ao Banco do Brasil, para saber a situação atual do programa. Ele salientou já ter identificado indícios de que a paralisação da construção deste conjunto, devido ao abandono da obra, pela empresa contratada, causou sérios prejuízos e danos à estrutura do empreendimento.
Solicitei, ainda ao ministro, que dê mais rapidez, no atendimento às demandas por moradia, a serem encaminhadas pelos demais municípios do nosso Estado.
O ministro declarou o seu empenho e do Presidente Lula de retomar as obras paralisadas, assumindo, inclusive, o compromisso de participar da entrega das unidades domiciliares.
O que é o MCMV
Conhecido em todo o território nacional, o MCMV foi criado pelo presidente Lula, em 2009, no seu segundo mandato, com a oferta de subsídio e taxa de juros, abaixo do valor de mercado, para facilitar a aquisição de moradias populares e conjuntos habitacionais às famílias de baixa renda das cidades e do campo. Retomado, agora, por Lula, o MCMV prever a contratação, até 2026, de dois milhões de moradia. Uma das inovações do programa, é a inclusão de famílias em situação de rua. Outra, é o retorno da Faixa 1, agora, voltado para famílias com renda bruta de até R$ 2.640.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/05/ministro-declara-seu-empenho-e-do-presidente-lula-para-que-obras-paralisadas-em-rondonia-sejam-retomadas,159859.shtml