TrendsBR
Publicada em 12/05/2023 às 09h34
O físico alemão Albert Einstein (1879-1955) é um dos principais nomes da Ciência do século XX e foi agraciado com um prêmio Nobel em 1921. Quem é fã de Física moderna pode se interessar no leilão de um manuscrito do cientista que está sendo realizado pela RR Leilões, de Boston, nos EUA.
A empresa, especializada em documentos históricos e autógrafos, está leiloando o ensaio de seis páginas que deu origem à famosa Teoria da Relatividade de Einstein. Apesar de o manuscrito em alemão não ser assinado nem datado, segundo a RR leilões, a estimativa é que tenha sido escrito por volta de 1947-48.
O documento representa o rascunho do artigo científico intitulado "A Essência da Teoria da Relatividade", que seria publicado em inglês como parte do volume XVI da enciclopédia americana The American Peoples Encyclopedia, em 1948.
O manuscrito que está sendo leiloado traz as discussões de Einstein sobre as teorias especial e geral da relatividade, incluindo equações e esboços de gráficos. A introdução do documento, traduzida do alemão, diz o seguinte:
A Matemática lida exclusivamente com a relação entre os conceitos, sem levar em conta a relação com os objetos da experiência. A Física também lida com conceitos matemáticos; mas esses conceitos adquirem conteúdo físico apenas devido ao fato de que sua relação com os objetos da experiência é determinada de maneira clara. Este é o caso em particular dos conceitos de movimento, espaço, tempo. A teoria da relatividade é aquela teoria física que se baseia em uma interpretação consistente desses três termos. O nome “teoria da relatividade” deve-se ao fato de que o movimento do ponto de vista da perceptibilidade sempre ocorre de forma relativa entre a coisa e outras (por exemplo, um carro em relação ao solo ou a Terra em relação ao Sol ou às estrelas fixas). No entanto, esse movimento não é perceptível; não como “movimento contra o espaço” ou – como também foi expresso – como “movimento absoluto”.
O “princípio da relatividade” no sentido mais amplo está contido nesta afirmação: “a totalidade dos fenômenos físicos é tal que não oferece suporte para o estabelecimento do conceito de ‘movimento absoluto’, ou de forma mais breve, embora menos precisa, não há movimento absoluto”.
“Einstein também representa várias equações a tinta e lápis no verso da quarta página. Em bom estado, com uma pequena marca de ferrugem na primeira página”, diz o texto que descreve o manuscrito, no site da RR Leilões. Os rabiscos finos do renomado físico são quase indecifráveis, ainda mais se você não entende alemão, mas o material vem com uma tradução completa em inglês.
A pessoa que estiver interessada em adquirir essa preciosidade de Albert Einstein deve gastar bastante dinheiro. A casa de leilões estima que seja vendido por mais de US$ 350.000 (cerca de R$ 1,7 milhão). O leilão se encerra nesta quinta (11/5).
“Einstein começa oferecendo uma discussão simplificada de suas teorias antes de se lançar em uma explicação cada vez mais técnica. É um manuscrito científico significativo de Albert Einstein, discutindo a história, o significado e a influência de sua Teoria da Relatividade”, comenta a RR Leilões.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/05/leilao-deve-vender-manuscrito-da-teoria-da-relatividade-de-einstein-por-r-17-milhao,160591.shtml