ascom
Publicada em 12/05/2023 às 17h01
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) estará com projetos desenvolvidos em suas unidades durante a 10ª Rondônia Rural Show Internacional (RRS). Além do Campus Ji-Paraná, também estarão representados os Campi Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Porto Velho Calama e São Miguel do Guaporé.
Para o Reitor Pro Tempore do IFRO, Edslei Rodrigues de Almeida, a Rondônia Rural Show representa uma grande oportunidade de aproximação com diversos públicos, por ser uma das maiores feiras de agronegócio da Região Norte. “Proporciona, por meio de vitrines tecnológicas, visibilidade do que há de mais moderno neste setor. Nesse sentido, para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia/IFRO é uma oportunidade de mostrar à sociedade o que temos produzido na área do ensino, pesquisa, extensão e inovação, além, claro, de ampliar a divulgação e networking, fazendo novas conexões com o mundo do trabalho”.
O evento ocorre anualmente, no município de Ji-Paraná, realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri)/Governo de Rondônia. Neste ano, a RRS será de 22 a 27 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack. A Rondônia Rural Show é uma feira de tecnologia e oportunidades dos negócios voltados ao agronegócio do estado. “A Rondônia Rural Show é uma grande oportunidade para conhecer as últimas tendências e tecnologias do setor agropecuário, além de ser uma excelente oportunidade de networking com produtores, especialistas e empresas do ramo. Para o IFRO, oportunizar aos seus alunos e servidores a participação, é contribuir com a divulgação, produção de conhecimento para o nosso estado”, completa o Professor Edslei.
Uma das mostras que o Campus Ariquemes levará é sobre criação de tambaqui em sistema de bioflocos. O Campus Cacoal organiza uma competição de robótica a ser realizada durante a feira. Os dois principais projetos do Campus Jaru serão Escola do Chocolate e degustação de nibs de chocolate e a apresentação trabalhos de grupos desenvolvidos nas disciplinas de práticas extensionistas II e V do 6° período do Curso de Medicina Veterinária. E de Guajará-Mirim, estarão representando a unidade o Projeto Entrelaçar: Saberes Wari’ e Empreendedorismo; Robótica, Impressão 3D, Podcast e Programação/Projeto Cine TI; Projeto Guajarear: valorização do espaço e da cultura local; e Projeto Clube de Leitura Ubuntu e O Som da Leitura.
Do Campus Porto Velho Calama irá o projeto Boia de monitoramento (Tanque Saudável – Boia de monitoramento da qualidade da água em tanques de piscicultura); enquanto o Campus Avançado São Miguel do Guaporé fará exposição de protótipos, entre eles HortusTech: horta 4.0 e Kit de estação meteorológica de baixo custo.
Conforme o Pró-Reitor de Extensão, Aremilson Elias de Oliveira, a participação do IFRO na feira é extremamente importante para divulgação das nossas ações institucionais, pois o evento será uma grande vitrine para apresentação dos projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica desenvolvidos por nossos alunos e servidores”.
“Durante o evento temos o grande potencial para firmar novas parcerias com instituições públicas e privadas, tanto para realização de convênios ou inserção dos nossos alunos no mundo do trabalho, através da oferta de vagas de estágios e jovem aprendiz, buscando, dessa forma, fortalecer a imagem institucional do IFRO junto à sociedade”, finaliza o Professor Aremilson.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/05/ifro-prepara-atividades-para-a-edicao-de-2023-da-rondonia-rural-show,160664.shtml