Rondoniadinamica
Publicada em 24/05/2023 às 10h25
Porto Velho, RO – O senador de Rondônia Jaime Bagattoli, do PL, pecuarista, fez um discurso durante sua passagem pela 10ª Edição da Rondônia Rural Show (RRS) em Ji-Paraná. Ao abordar a situação dos pesquenos produtores regionais, Bagattoli aproveitou para lançar uma saraivada de ataques retóricos na direção do Poder Judiciário do Brasil. Não poupou, ainda, o colega de Câmara Alta, o presidente Rodrigo Pacheco, do PSD. Em determinada passagem do pronunciamento, o membro rondoniense no Senado Federal chegou a alegar ter vergonha de dizer que é senador.
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO:
CONFIRA TRECHO DO DISCURSO TRANSCRITO:
“[...] Boa tarde a todos. Eu quero nesse momento cumprimentar o presidente da assembleia Marcelo Cruz, a deputada lá de Brasília do PL, a Silvia Cristina e também o deputado federal Maurício Carvalho. Em nome do presidente da Assembleia Legislativa, eu quero cumprimentar todos os deputados estaduais. E Eu quero dizer pra vocês nesse momento primeiramente da pacificação igual eu vi o Jorge Viana falando lá no discurso o presidente da PECS.
E realmente o Brasil precisa e precisa ter uma ação mais pacífica entre os poderes e entre os políticos e entre os comandantes desse país. Dizer pra vocês que eu não tenho nada contra o governo do Estado, nada contra a Assembleia Legislativa. Pelo contrário, eu tento me aproximar tanto do governo, da Assembleia Legislativa, eu tenho me aproximado muito, Laerte Gomes tem ajudado demais resolver problemas aqui e alguns empresários inclusive de frigoríficos que teve uns problemas aí e o Laerte me ajudou muito aí a resolver uns problemas aí porque eu sei que ele está lá participando do governo Marco Rocha. Eu quero dizer pra vocês o seguinte, quem que é o grande homenageado disso aqui hoje?
É o produtor rural.
Eu quero dizer pra vocês aos deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores dizer a vocês o seguinte: entendam de uma vez por todas o nossos produtores rurais do Norte estão de joelho. Eles estão de joelho e vocês não têm a dimensão do que está acontecendo com esses embargo. Primeiro nós tínhamos só o problema da regularização fundiária, agora nós temos o problema dos embargo, nós temos mais de quarenta mil propriedades com esse problema, no estado de Rondônia. O que que eu tenho feito lá em Brasília? Eu sou do agronegócio.
Nunca eu falei na campanha em nenhum momento eu falei na campanha que eu ia defender o setor produtivo do médio e do grande. Nunca. Eu sempre falei em defender o pequeno produtor agricultura familiar o hortifruti granjeiro. Que é o que mais está sofrendo nesse momento. Não que os outros produtores não tenha problema. Mas se nós não dependermos os produtores que tem até quatro módulo nós vamos ter uma evasão do homem do campo pra cidade. Nós vamos ter uma evasão do produtor rural pra cidade. Eu quero que vocês entendam que os poderes eu cheguei ao senado da república através do setor produtivo do estado de Rondônia. Através dos empresários do estado de Rondônia através dos funcionários público do estado de Rondônia através pela sociedade, pelas pessoas de bem desse estado. E quero dizer que eu não posso fazer vergonha lá em Brasília.
Eu digo pra vocês, os poderes estão com dinheiro rojando dinheiro e o povo está à mercê. Olha que ponto a que nível nós chegamos no Brasil. A que nível? Pra que serve o Congresso Nacional? Pra que serve o Senado da República? Se nós temos um presidente do Senado que não age, que não tem coragem, que não vai pra cima e o que que está acontecendo? O Judiciário está colocando nós de joelho até quando que o povo brasileiro nós podemos aceitar isso? Eu vou dizer pra vocês a situação é muito mais grave do que nós possamos imaginar. É muito mais grave do que nós possamos imaginar. Era pra ter os três poderes o legislativo, o executivo e o judiciário.
Infelizmente nós só temos o judiciário. Eu preciso dizer isso. Eu falei isso na tribuna lá no Senado da República e eu vejo a condição que nós temos chegando nesse país. Ou nós, o povo brasileiro se acorda de vez porque eu sinto muito, o Senado não tem a maioria. Eu tenho vergonha de chegar aqui no estado de Rondônia e dizer que sou senador da República, mas eu não posso chegar aqui e mentir pro nosso povo. Seria, eu seria um covarde se eu chegasse aqui e mentisse. [...]”.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/05/eu-tenho-vergonha-de-chegar-aqui-no-estado-de-rondonia-e-dizer-que-sou-senador-da-republica-diz-bagattoli-apos-atacar-judiciario,161573.shtml