Aurimar Lima
Publicada em 06/06/2023 às 12h55
A Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia. – Lacen vem cumprindo um cronograma de cursos em Vigilância Epidemiológica e Ambiental direcionado às zoonoses (raiva, epizootias, leptospirose e hantavirose) e doenças de transmissão vetorial (leishmaniose, doenças de chagas, febre maculosa e outras riquetsioses), a exemplo das atividades realizadas no município de Ariquemes.
O curso foi solicitado pela Unidade de Vigilância de Zoonoses – UVZ, de Ariquemes, e teve como objetivo fortalecer a competência técnica dos profissionais que atuam nas políticas públicas de vigilância, prevenção e controle dessas doenças. A capacitação dispõe de laboratório de necropsia, coleta de amostras biológicas para raiva, epizootias e leishmanioses, além da busca eco-epidemiológicas e capturas de vetores incriminados na transmissão de leishmaniose, febre maculosa e outras riquetsioses.
O governador Marcos Rocha ressaltou que, “o trabalho é um caminho estratégico traçado pelo Governo de Rondônia para estabelecer a governança e fortalecer a competência técnica existente no quadro de profissionais do Estado, em benefício da melhoria dos serviços sanitários oferecidos. A capacitação por meio de ações conjuntas fortalece os sistemas de vigilância no Estado”, enfatizou.
O diretor-geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, disse que, a parceria é um resultado do Termo de Cooperação, “um documento facilitador no desenvolvimento de ações, que visam melhorar o atendimento ao público rondoniense, além do trabalho operacional”, concluiu.
A parte prática devido a sua especificidade não abrange todos os profissionais
AULAS PRÁTICAS
Profissionais especialistas da Gerência Técnica de Vigilância em Saúde Ambiental – GTVAM da Agevisa ministram aulas com apoio técnico do Laboratório Central de Saúde Pública do estado de Rondônia – Lacen, resultado do Termo de Cooperação assinado entre as entidades. O gerente da GTVAM, Cesarino Aprígio, conta com o apoio técnico do chefe do Núcleo de Biologia Animal do Lacen, Roberto Duarte Maroso, da responsável técnica pelo Laboratório de Entomologia, Alda Eunice Farias Lobato da Cunha, e o apoio logístico da Unidade de Vigilância de Zoonoses.
O público alvo da capacitação são médicos veterinários e técnicos das unidades de vigilâncias de zoonoses. As aulas teóricas são abertas à participação de técnicos que atuam em Secretarias de Meio Ambiente, Coordenação de Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica, além de Agentes Comunitários de Saúde – ACS, da zona Rural.
“A parte prática, devido a sua especificidade que envolve a necropsia de animais, abertura de cabeça e retirada de encéfalos para diagnóstico da raiva animal, não abrange todos os profissionais. Nos dias subsequentes fazemos a coleta de artrópodes (insetos) incriminados na transmissão de febre maculosa e outras riquetsioses (doenças), em pastagens, animais de produção (bovinos), peridomicílio e abrigo de animais. A capacitação realizou ainda coleta de vetores transmissores das leishmanioses em área de mata, e no laboratório, realizou-se a triagem e armazenamento para transporte do vetor ao Lacen”, explicou o gerente da GTVAM.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/06/agevisa-em-parceria-com-o-lacen-realiza-curso-de-vigilancia-em-saude-ambiental-para-tecnicos-de-zoonoses-em-ariquemes,162654.shtml