Waldir Costa
Publicada em 07/06/2023 às 14h23
BR 364 – Dentro da programação do Novo PAC que deverá ser aplicado pelo governo Lula da Silva (PT), que foi publicada esta semana pela mídia nacional estaria a duplicação da BR 364, mais conhecida como “Corredor da Morte”, devido aos inúmeros acidentes que ocorrem na principal rodovia federal de Rondônia. O trecho mais complicado é de Porto Velho a Vilhena, com cerca de 700 quilômetros com somente 20 quilômetros (Porto Velho a Candeias do Jamari). A previsão é de duplicação de Vilhena a Rio Branco, no Acre, com aproximadamente 900 quilômetros. O trecho Porto Velho a Vilhena é o mais crítico, devido enorme movimentação de veículos pesados (2,5 ml carretas, bitrens e treminhões) em períodos de safra de grãos (soja, milho).
Indústrias – Excelente a informação da coordenadora da Invest Rondônia, da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Suélien Lemos da Silva, que atualmente Rondônia está atendendo 85 empresas interessadas em se instalar no Estado que estão em busca de informações para viabilizar seus projetos. Segundo Suélien, 15 empresas já manifestaram interesses em se instalar em Rondônia com expectativa de investimentos acima de R$ 3,5 bilhões nos próximos anos. Hoje o setor produtivo rural vem garantindo a força da economia no Estado. Rondônia, além de produzir soja e milho de qualidade e em quantidade, com crescimento contínuo da produtividade é um ótimo corredor de exportação com obras no porto fortalecendo a hidrovia do rio Madeira. Rondônia precisa manufaturar um pouco do que produz, principalmente grãos (soja, milho, café).
Feriado – Quinta-feira (7) e sexta-feira (8) é ponto facultativo em Rondônia. Na última semana o governador Marcos Rocha (UB), que sempre foi rígido na questão de ponto facultativo foi “generoso” e prolongou a semana para os servidores públicos. Corpus Christi não é feriado nacional, apesar de na maioria dos municípios brasileiros comércio, indústria, órgãos públicos (federal, estadual e municipal) cerram as portas funcionando somente serviços essenciais. O deputado delegado Rodrigo Camargo (Republicanos-Ariquemes) visando garantir a tradição católica no Estado protocolou na Assembleia Legislativa (Ale) Projeto de LEI Ordinária (PLO) definindo que Corpus Christi será celebrado em Rondônia em uma quinta-feira do mês de junho, feriado estadual. Aprovado no plenário da Ale, o projeto se transformará em lei e passará a ter em seu calendário oficial o feriado de Corpus Christi, cabendo então, ao governador, a definição ou não de ponto facultativo aos servidores estaduais na sexta-feira subsequente.
Passagens – Viajar de avião em Rondônia é tarefa das mais complicadas. A facilidade, rapidez e segurança oferecidos pela aviação são fatores importantes, mas os preços abusivos das passagens afugentam prováveis passageiros. Na solenidade de reforma e ampliação do Aeroporto Jorge Teixeira, de Porto Velho, esta semana, o prefeito Hildon Chaves (UB), questionou representante da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). "Não posso perder a oportunidade de, na presença de um representante da ANAC, de manifestar a nossa insatisfação com os elevados preços das passagens aéreas praticados aqui para Porto Velho. Não sei se essa é a realidade das demais capitais e cidades da Amazônia, mas não dá para aceitar esses valores astronômicos", disse o prefeito que está coberto de razões.
Abuso – A falta de critérios para os preços das passagens aéreas de Porto Velho para outras regiões é fora da realidade econômica regional. O prefeito Hildon tem razão em contestar e pedir providências da ANAC, alertando o procurador geral da empresa, Gustavo Carneiro, que estava participando da solenidade. Um voo ida e volta de Porto Velho a Guarulhos (SP) custa mais ou menos o mesmo preço Porto Velho/Nova Iorque EUA), também ida e volta. O custo das passagens e quantidade de voos oferecidos a Rondônia também estão sendo questionados na Ale-RO pelos deputados. O assunto foi pauta na reunião do Parlamento Amazônico, em Rio Branco (AC), na última semana que é integrado por nove estados da Amazônia.
Respigo
Projeto de lei do deputado estadual Alan Queiroz (Podemos-PVH), importante e competente parlamentar aliado ao governo do Estado, de gratuidade a medicamentos formulados de canabidiol em caráter de excepcionalidade aprovado pelos deputados foi vetado pelo executivo estadual. Na sessão ordinária de terça-feira (6) os deputados rejeitaram o veto promulgando o projeto +++ Com a promulgação o projeto agora é lei e se torna impositivo. Ao governo resta recorrer a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) alegando que "a proposição legislação que crie ou altere despesa obrigatória ou renúncia de receita deverá ser acompanhada da estimativa de seu impacto orçamentário e financeiro" +++ A Rondônia Rural Show (RRS), maior feira do gênero da região Norte realizada em Ji-Paraná em maio último foi um sucesso. Foram comercializados mais R$ 3,5 bilhões +++ A maior e mais importante cidade do interior do Estado já se prepara para a Expojipa 2023, que ocorrerá de 10 a 18 de julho no Parque de Exposições Hermínio Victorelli. A exposição-feira de Ji-Paraná é considerada a maior festa agropecuária da região Norte +++ O parque hoteleiro que estava sem vagas seis meses antes da RRS já está praticamente lotado para a Expojipa. Bom para a economia regional.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/06/novo-pac-preve-duplicacao-da-br-364-de-vilhena-a-rio-branco-governo-de-rondonia-animado-com-chegada-das-industrias-passagens-com-precos-astronomicos-,162771.shtml