Metrópoles
Publicada em 09/06/2023 às 08h35
O papa Francisco, de 86 anos, teve uma segunda noite pós-cirurgia tranquila e o quadro clínico dele está melhorando “progressivamente”, segundo informações desta sexta-feira (9/6), divulgadas pelo Vaticano. O pontífice precisou fazer uma operação de urgência no intestino, na quarta-feira (7/6), realizada no Hospital Gemelli, em Roma.
“O Papa Francisco repousou durante a noite. A equipe médica informa que o quadro clínico está melhorando progressivamente e o decurso pós-operatório é regular. Depois de tomar café da manhã, Sua Santidade começou a mobilizar-se, transcorrendo grande parte da manhã na poltrona. Isso lhe permitiu a leitura dos jornais e a retomada inicial do trabalho”, informa a nota da Santa Sé.
Desde que foi internado, o líder da Igreja Católica recebeu diversas mensagens de carinho e apoio. Uma, em especial, chamou a atenção – da mãe da criança que ele batizou em março, enquanto também estava internado no hospital Gemelli, em função de uma bronquite.
A mulher foi até a unidade de saúde deixar um cartão de “melhoras” para o papa. Ele decidiu fazer uma ligação telefônica para agradecê-la pessoalmente pelo gesto.
“Entre as muitas mensagens de proximidade, o impressionou o afeto da família do pequeno Miguel Angel, batizado pelo papa Francisco 31 de março passado, durante a visita aos departamentos de oncologia pediátrica e neurocirurgia infantil do hospital, que lhe enviou um cartaz com votos de pronta recuperação”, diz a nota da Santa Sé.
“O Santo Padre quis agradecer pessoalmente à mãe com uma breve ligação”, prossegue o texto.
O líder religioso precisou fazer a operação para reparar uma hérnia sobre cicatriz, geralmente resultante de uma cirurgia anterior. O quadro também pode ser causado por obesidade, velhice ou fraqueza muscular.
Embora o procedimento seja considerado de baixa complexidade, a idade avançada do pontífice inspira cuidados. Francisco deve ficar internado vários dias, para garantir um pós-operatório bem-sucedido.
Preocupação com saúde do papa
A decisão pela cirurgia veio depois de uma nova bateria de exames médicos feitos na terça-feira (6/6), dois meses após Francisco passar quatro dias internado por conta de uma infecção respiratória.
No fim de maio, o pontífice argentino de 86 anos ficou afastado das atividades por causa de uma febre. Ele chegou a dar entrada no Hospital Gemelli, em Roma, por volta das 10h40 da manhã no horário local (5h40 em Brasília), e saiu cerca de 1h20 depois.
Antes, em julho de 2021, Francisco passou 10 dias no hospital após passar por uma cirurgia no cólon, para retirar parte do intestino em função de uma diverticulite. No início deste ano, ele disse que a condição havia retornado e estava resultando em ganho de peso, mas frisou que o quadro não era motivo de grande preocupação. A cirurgia anunciada nesta quarta-feira (7/6) pode ter ligação com esse episódio.
Francisco também tem uma osteoartrite, que afeta um ligamento do joelho direito. Desde maio de 2022, ele passou a se locomover com uma bengala ou auxílio de uma cadeira de rodas, devido a uma intensa dor no membro.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/06/apos-cirurgia-papa-francisco-telefona-para-mae-de-crianca-batizada-por-ele,162825.shtml