Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 09/06/2023 às 14h28
Tudo Aqui – Vilhena deverá ter uma unidade do “Tudo Aqui”, local onde estão concentradas várias ações públicas, como a emissão de RG, Passe Livre para idosos e portadores de necessidades especiais, renovação de CNH e de documentação de veículos; emissão de Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE), impressão de segunda via de CPF, atendimento do Procon, do Sistema Nacional de Emprego (Sine), da Secretaria de Finanças (Sefin), além de outras prestações de serviços. Hoje há Tudo Aqui em Porto Velho e Ariquemes, mas o deputado Luizinho Goebel (PSC-Vilhena) está trabalhando para levar uma unidade para Vilhena, pois o cidadão será mais bem atendido e terá condições de acesso a vários órgãos do governo do Estado em um só local. Há um acordo entre o Tribunal de Justiça e a prefeitura na época da doação do terreno para construção do novo fórum, que as instalações antigas seriam doadas ao município onde poderá funcionar o Tudo Aqui.
Jaru – A Família Muleta de Jaru, é uma das mais tradicionais na política regional. Já teve prefeitos, deputados (federal e estadual), secretário de Estado e tem vereador. Nas eleições de 2022 a deputada Cássia Muleta (Podemos) não conseguiu a reeleição, por questões estratégicas. Somou mais de 9.800 votos, mas insuficientes para se manter na Assembleia Legislativa (Ale). Hoje ela é o nome da família para concorrer à sucessão municipal em outubro do próximo ano. Como o prefeito de Jaru, João Gonçalves Júnior (PSDB) foi reeleito e não poderá concorrer em 2024, as chances de Cássia se eleger prefeita são reais. João Júnior tem como opção à sua sucessão o deputado estadual Luís Eduardo Schincaglia, o Dr. Luís do Hospital (MDB), o mais bem votado do partido nas eleições de 2022 à Ale-RO. Ele era vereador e presidente da câmara quando se elegeu deputado com 18.248 votos. É o vereador mais bem votado de Jaru e do grupo do prefeito.
Expojipa – Comércio em geral, rede hoteleira, segmento gastronômico de Ji-Paraná estão em clima de festa. A realização da 10ª Rondônia Rural Show (RRS), de 22 a 27 de maio no Centro Tecnológico Vandeci Rach com comercialização acima de R$ 3,5 bilhões confirma o sucesso da maior mostra do gênero da região Norte. A cidade agora sediará a Expojipa 2023, no parque de Exposições Hermínio Victorelli, de 10 a 18 de julho próximo com administração de o município. Além da cavalgada de abertura e do rodeio, dentre os melhores do Brasil, teremos shows artísticos com Bruno e Marrone, abrindo a programação. Luan Santana será a atração da quinta-feira (15/06) na abertura do rodeio e a cantora Cláudia Leite se apresentará no sábado 17). A mobilização na cidade já é enorme. Encontrar acomodações nos hotéis e pousadas para o período da Expojipa não está sendo missão das mais fáceis.
Expojipa II – Não há como negar o trabalho realizado pelo governador Marcos Rocha (UB) e sua equipe na Rondônia Rural Show. A comunicação social foi das mais eficientes na cobertura das ações de governo na RRS, que é organizada pelo executivo estadual. O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (UB) também não perdeu espaço, montando um estande, que esteve entre os mais movimentados, além de participação em todas as ações públicas na feira. Quem tinha dúvidas de uma candidatura a governador em 2026, não tem mais. Na Expojipa do próximo mês certamente teremos Rocha e Hildon dividindo espaços, mas o prefeito Isaú Fonseca (UB) terá maior espaço na mídia (escrita, falada, televisada, eletrônica), porque a infraestrutura do Hermínio Victorelli é bem melhor que do Vandeci Rach, além da ótima equipe de comunicação da prefeitura comandada pelo competente Wilson Neves de Oliveira e a organização da exposição ser do executivo municipal.
Meio ambiente – Experiente e muito criterioso em suas interversões nas discussões e pronunciamentos em plenário, o deputado Pedro Fernandes (PTB-Cujubim), ex-prefeito de sua cidade preside a Comissão do Meio Ambiente na Assembleia Legislativa (Ale). Foi aprovado projeto de sua autoria, que acrescenta dispositivos na Lei 3.686, de 2015, que condiciona o licenciamento ambiental do jovem Estado, que ainda está em desenvolvimento e com sérios problemas de regularização fundiária. Vários itens do projeto aprovado não estão sujeitos a licenciamento ambiental, dentre eles, pavimentação em rodovias rurais e urbanas, extração de cascalho sem finalidade comercial, para atender obras de estradas de interesse público, mas para isso tem critérios, normas a serem seguidas, como não intervir em áreas de preservação permanente, corpos hídricos, unidades de conservação de terras indígenas.
Respigo
Se for questionado, vai negar, mas que existem comentários nos bastidores sobre a possibilidade de uma candidatura a vice-prefeito, há. O vereador de Porto Velho, Everaldo Fogaça (Republicanos) está sendo induzido a uma candidatura a vice-prefeito nas eleições municipais (prefeitos e vereadores) de 2024 +++ Nas eleições de 2022 concorreu a deputado estadual, não se elegeu, mas somou 5.130 votos. Ele vem trabalhando diuturnamente sua reeleição, mas não está descartada uma candidatura a vice +++ É só uma questão de mais dias, menos dias. Quem viver verá... +++ A exemplo de ontem (8) Porto Velho está com as ruas e avenidas com baixa movimentação de veículos. No comércio a situação não é muito diferente +++ Como o governador Marcos Rocha (UB) decretou ponto facultativo ontem e hoje (9), a população da capital, que é composta em sua maioria por servidor público, viajou. Por isso o movimento é grande na BR 364, no terminal rodoviário, com os ônibus saindo lotados, o mesmo ocorrendo com os voos no Aeroporto Governador Jorge Teixeira.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/06/unidade-do-tudo-aqui-para-vilhena-disputa-promete-ser-acirrada-pela-prefeitura-em-jaru-ji-parana-se-prepara-para-mais-uma-edicao-da-expojipa-,162877.shtml