G1
Publicada em 13/06/2023 às 14h35
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump chegou ao prédio do tribunal da Justiça federal na cidade de Miami, no estado da Flórida, onde vai ouvir formalmente as acusações de crime contra ele nesta terça-feira (13).
Canais de TV dos EUA mostraram um comboio de carros atravessando as ruas de Miami. Avenidas largas foram bloqueada para o trânsito comum. Os veículos da comitiva foram direto para a garagem. A audiência será às 15h de Washington DC (16h de Brasília).
Havia uma expectativa de tumulto, e a segurança na região foi reforçada, mas no fim das contas a multidão perto do prédio da corte foi pequena.
Ele escutará as 37 acusações criminais provenientes da descoberta de documentos secretos na sua casa em Mar-a-Lago agosto de 2022.
Entre as acusações, há as seguintes:
Violações da lei de espionagem (no total, são 31), por manter documentos que têm informações a respeito da defesa do país, como dados sobre o arsenal nuclear dos EUA e fraquezas do país em caso de um ataque militar.
Três acusações por manter ou ocultar documentos de uma investigação federal.
Duas por declarações falsas.
Uma por conspiração para obstruir a Justiça.
O Departamento de Justiça afirma que Trump reteve intencionalmente centenas de documentos confidenciais que levou da Casa Branca para a casa dele em Mar-a-Lago, na Flórida, depois de deixar a presidência. Isso teria colocado em risco a segurança do país.
Trump deve se declarar inocente.
Nos EUA, uma lei obriga os presidentes a enviarem todos os e-mails, cartas e outros documentos de trabalho para o Arquivo Nacional. Outra lei proíbe a manutenção de segredos de Estado em locais não autorizados e considerados inseguros.
Pela primeira vez na história dos EUA um ex-presidente vai virar réu na Justiça Federal. Em novembro de 2022, Merrick Garland, um procurador especial com experiência em casos contra políticos foi nomeado para conduzir o caso. Ele fez todas as investigações de forma independente no departamento de Justiça.
Com uma vida repleta de investigações desde que deixou a presidência do país norte-americano, em janeiro de 2021, essa tem tudo para ser uma das mais perigosas para o futuro político do empresário.
Especialistas afirmam se tratar de um número alto de evidências que são acentuadas pela gravidade das alegações.
Se, nos próximos estágios do julgamento, Trump for considerado culpado, ele pode ser preso. Com penas que variam de 10 a 20 anos para cada acusação.
Trump afirma que é inocente e vítima de uma perseguição política.
“Eles estão usando isso porque não podem ganhar a eleição de forma justa e honesta”, disse Trump na segunda-feira em entrevista ao Americano Media, uma empresa de mídia localizada em Miami.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/06/trump-se-entrega-a-justica-para-audiencia-na-qual-sera-acusado-por-guardar-documentos-sigilosos-em-casa,163148.shtml