Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 15/06/2023 às 14h11
Pesquisa – Ainda é muito cedo para a realização de consultas de opinião pública sobre as eleições municipais (prefeitos e vereadores) de outubro do próximo ano, mas as empresas ligadas ao ramo já estão atuando. É uma forma de checar como está o “termômetro” para quem pretenda concorrer a prefeito, porque a pesquisa a vereador é muito artificial, porque são necessários critérios, que nem sempre é praticado pelos institutos, mesmo os mais consolidados no Estado. O Data Continental, do expediente Juvenil Coelho esteve trabalhando em Porto Velho consultando a população sobre a preferência a prefeito. Em ordem decrescente, os quatro primeiros colocados foram a ex-deputada federal Mariana Carvalho (Republicanos), ex-vereador Zequinha Araújo (sem partido), deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) e professor universitário da Unir, Vinícius Miguel (PSB).
Emenda – O município de Ji-Paraná recebeu emenda parlamentar do deputado federal Lúcio Mosquini (MDB-RO), no valor de R$ 5 milhões para a construção de 10 quadras com grama sintética. A equipe de engenharia do município irá elaborar o projeto das quadras que terão iluminação, grama sintética e protegida por tela de arame. Os locais para construção das quadras, ainda, não foram definidos, mas o prefeito Isaú Fonseca (UB) está tratando do assunto junto aos vereadores e lideranças do município, para que a distribuição seja equitativa e atinja os interesses da população. “Os locais já estão sendo estudados pela secretaria de Planejamento”, argumentou o prefeito Isaú.
Expocol – Nem mesmo o frio, que não é comum em Rondônia prejudicou o sucesso da cavalgada da 35ª Expocol, que ocorreu na quarta-feira (14) em Colorado do Oeste, no Cone Sul do Estado. Com participação efetiva da população, a cavalgada marcou a abertura da feira-exposição que será encerrada no domingo (18). Durante os dias estão programados rodeios em touros, concurso leiteiro, julgamento de gado leiteiro e leilões. A Expocol também conta com parque de diversões e praça de alimentação. Na noite de sábado (17) o cantor Amado Batista, um dos mais consagrados artistas do Brasil estará se apresentando no palco da exposição-feira, uma das mais tradicionais de Rondônia.
Saneamento – Um problema crônico de Porto Velho, e da maioria das cidades de Rondônia é a questão do saneamento básico. A deputada federal Sílvia Cristina (PL-RO) cobrou esta semana do Ministério das Cidades ações que possam solucionar o problema. Na reunião com o ministro Jader Filho, Sílvia Cristina disse que os números são alarmantes em Rondônia. “Mostrei ao ministro que a nossa capital está entre as cidades com os piores índices do país em água e esgoto tratados”. Apenas 32,9% da população da capital tem acesso ao saneamento básico, sendo que somente 5,16% contam com coleta de esgoto e apenas 32% recebem água tratada nas torneiras. O esgoto tratado é praticamente zero. E a perda da água tratada, na distribuição, chega a 80%.
Saneamento II – Na época de o governador Ivo Cassol (PP), que ocupou o cargo em dois mandatos seguidos, foram liberados pelo governo federal mais de R$ 600 milhões para obras de saneamento básico em Porto Velho. Durante anos os recursos ficaram disponíveis na Caixa Econômica Federal. Confúcio Moura, hoje senador, que governou durante dois mandados seguidos, a exemplo de Cassol, tentou utilizar os recursos, não conseguiu e o dinheiro voltou para a origem, porque as equipes de Cassol e de Confúcio não conseguiram viabilizar o projeto para implantação da rede de esgoto. Até hoje quem mora na área central da capital de Rondônia tem água tratada nas torneiras, dia sim, dia não, por isso as residências têm enormes cisternas e os prédios e condomínios contam com poços artesianos. O prefeito Hildon Chaves UB), está no segundo mandato e também não conseguiu solucionar o problema. É o fim da rosca...
Respigo
Há tempo Porto Velho não enfrentava uma situação climática como na terça-feira (13) à tarde, quarta-feira e hoje (15) com temperatura entre 14 graus pela madrugada e 25 graus durante o dia. E o mais interessante, com o sol encoberto +++ Em locais como Vilhena, no Cone Sul, com topografia mais alta os termômetros registraram 12 graus. Além do vento forte e gelado, o que não é comum em Rondônia +++ Muita gente foi trabalhar toda encapotada e, como a temperatura da região é sempre elevada na região, a maioria da população não tem agasalhos adequados. Inúmeras pessoas foram trabalhar enroladas em edredom +++ Governo do Estado e Prefeitura de Porto Velho estão unidos para a realização do 39º Arraial Flor do Maracujá, na capital. A tradicional festa será realizada no Parque dos Tanques +++ Representantes do Estado e do município estiveram esta semana no local para ter uma noção maior sobre a organização da festa que ocorrerá de 23 de junho a 2 de julho. Principalmente no que se refere a circulação de veículos.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/06/ji-parana-tera-quadras-de-grama-sintetica-pesquisas-especulam-nomes-a-prefeitura-da-capital-deputada-cobra-saneamento-basico-do-ministerio-das-cidades-,163346.shtml