Rondoniadinamica
Publicada em 29/06/2023 às 15h06
Porto Velho, RO – O senador de Rondônia Marcos Rogério, do PL, se adiantou para elogiar o voto do ministro Raul Araújo durante a sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode culminar com a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, correligionário do congressista.
Sobre o posicionamento do ministro, Rogério anotou:
“Defender a democracia é defender as liberdades, inclusive a de opinião e de expressão. O voto ministro Raul Araújo é uma brilhante exposição dessas garantias constitucionais”.
A despeito de arvorar sua deliberação a favor da liberdade de expressão na votação em relação ao ex-presidente, Raul Araújo é conhecido também por ter proibido manifestações políticas no Lollapalooza de 2022.
Raul Araújo concordou que Bolsonaro divulgou informações falsas na reunião com embaixadores, mas considerou que não havia gravidade suficiente para condenação.
Segundo o ministro, foram tomadas medidas para evitar repercussões eleitorais, como a remoção do vídeo da internet e a aplicação de multa. Ele também minimizou o impacto do discurso sobre os eleitores, argumentando que as alegações já eram conhecidas pelos seguidores do ex-presidente.
Posteriormente, ao votar a favor da inelegibilidade, o ministro Floriano Marques voltou ao assunto e afirmou que um crime cometido, mesmo que não tenha alcançado o resultado desejado, ainda é um crime.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/06/3-a-1-senador-de-rondonia-marcos-rogerio-elogia-voto-de-ministro-do-tse-contra-inelegibilidade-de-bolsonaro,164579.shtml