Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 07/07/2023 às 14h18
Eleições – No Brasil o mandato eleitoral pertence aos partidos e não aos políticos eleitos. Vereadores e deputados (federais e estaduais) só podem mudar de partido seis meses antes das eleições, sob pena da perda do mandato. É a chamada “janela partidária”. Fora desse período a mudança só poderá ocorrer em condições especiais, como desvio do programa partidário ou grave discriminação pessoal. Mudanças de legendas, que não se enquadrem nos itens expostos poderão levar à perda dos mandatos. Em Porto Velho há um movimento significativo entre os vereadores com relação a mudança de partido, situação que será definida no próximo ano com as eleições municipais de outubro, a prefeito e vereador.
Eleições II – Vereadores de Porto Velho avaliam trocar de partido para as eleições de 2024. PSD, Republicanos e PSDB são os mais cotados a abrigar novos nomes e já existe mobilização nos bastidores para isso. Os três partidos campeões são do arco de apoio ao prefeito Hildon Chaves (UB)> Estão organizados e com base sólida para abrigar novas alianças e fortalecer as candidaturas. O União Brasil, presidido no Estado pelo governador Marcos Rocha (UB), reeleito em 2022, também está bem estruturado e em condições de garantir o suporte necessário de uma campanha política, que são recursos oriundos do Fundo Partidário, além de organização, pois não basta os candidatos terem votos, é necessário que o partido tenha nomes bons de voto, e que sejam cumpridas a cláusula de barreira e o cociente eleitoral, dentre outras obrigações exigidas pela Lei Eleitoral.
Eleições III – O MDB, que já foi um dos maiores partidos do País, também tem a sua força política em Rondônia. Em Porto Velho o deputado estadual Jean Oliveira, que preside a sigla na capital prepara a agremiação para as Eleições 2024. E tem bons nomes como o ex-secretário de Saúde (Estado e município), e ex-deputado estadual Williames Pimentel, para a prefeitura. O PL tem sua força na deputada federal Sílvia Cristina, mas a prioridade é Ji-Paraná, onde tem sua base eleitoral. O Podemos é muito forte em Porto Velho, pois tem como presidente regional o ex-deputado federal e diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes. Os partidos de centro esquerda também estão fortes. O PSB com o seu presidente e ex-deputado federal Mauro Nazif, a federação formada pelo PT, PV e o PCdoB. O grupo tem um nome expressivo à prefeitura, a ex-senadora Fátima Cleide, que não se elegeu deputada federal em 2022, mas somou 28.409 votos, a quinta mais bem votada. Ficou na suplência.
Prefeito? – A maioria dos eventos públicos que envolva a Prefeitura de Porto Velho, o Assessor Executivo da Secretaria Geral de Governo do município, advogado Fabrício Jurado, marca presença, quase sempre representando o prefeito Hildon Chaves (UB). Reeleito em 2020, Chaves não poderá candidatar-se em 2024, mas trabalha para garantir seu sucessor, porque pretende concorrer ao governo do Estado em 2026 e a capital é o maior colégio eleitoral do Estado com mais de 350 mil eleitores em 2022 nas eleições gerais (presidente da República, governadores, duas das três vagas dos Estados e Distrito Federal ao Senado e deputados federais e estaduais).
Prefeito II? – Desde as eleições ao Senado de 2022, quando a ex-deputada federal Mariana Carvalho (Republicanos) disputou a única das três vagas ao Senado, mas foi derrotada pelo empresário de Vilhena, Jaime Bagattoli, que preside o diretório regional do PL em Rondônia, comenta-se de a possibilidade de uma candidatura da ex-parlamentar à Prefeitura de Porto Velho. Apesar de ser um assunto muito citado nos bastidores da política, muita gente ligada ao grupo de Hildon Chaves garante que o candidato do prefeito é Fabrício Jurado, que assumiu recentemente a presidência do PSDB no Estado. Não por acaso. Jurado frequenta as instalações do Fórum, prefeitura, governo do Estado, campo de futebol usando sempre roupa social, no mínimo paletó, mas quase sempre com gravata. Muita crítica, porque certamente estará pedindo votos em 2023, mas demonstra personalidade em seu comportamento, não importando se será candidato, ou não. Vai dar trabalho. Quem viver verá...
Respigo
Hoje ocorreu a posse do novo comando da Polícia Rodoviária Federal (PRF) tendo a frente a superintendente qLuciana da Silva Alves em Rondônia. A solenidade foi pela manhã na Assembleia Legislativa (Ale) e esteve das mais prestigiadas +++ O que chamou a atenção foi o coffee breack servido aos convidados, que ocorreu antes da solenidade. A iniciativa foi muito bem aceita, pois os convidados foram para a posse devidamente alimentados e sem a necessidade de acelerar o evento como ocorre na maioria das vezes +++ O deputado Ezequiel Neiva (UB-Cerejeiras), 5º mais bem votado nas eleições de 2022 (20.895 votos), ex-diretor do DER-RO esteve prestigiando a posse. Os deputados Luís do Hospital (MDB-Jaru) e Cirone Deiró (UB-Cacoal), primeiro secretário da Mesa Diretora da Ale-RO também marcaram presenças +++ Palmeiras e Flamengo jogam no sábado (8) no Allianz Park em São Paulo pelo Brasileirão. O Flamengo é o terceiro colocado com 26 pontos e o Palmeiras o quarto somando 23 pontos +++ No meio da semana o Palmeiras perdeu para o São Paulo (1x0) pela Copa do Brasil. Mais uma derrota contra o Flamengo certamente fomentará uma crise no time considerado por muitos como o melhor do Brasil.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/07/vereadores-de-porto-velho-discutem-mudanca-de-partidos-objetivo-sao-as-eleicoes-2024-jurado-bem-cotado-para-concorrer-a-sucessao-na-capital-,165277.shtml