Luciane Gonçalves
Publicada em 24/07/2023 às 12h12
Ação aconteceu no último sábado (22), na Colônia Viçosa, zona rural de Porto Velho
Mais de 250 cães e gatos foram imunizados contra a raiva durante vacinação itinerante realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos (DCZADS). A ação aconteceu no último sábado (22), na Colônia Viçosa, zona rural de Porto Velho.
A vacinação ocorreu de duas maneiras, sendo um ponto estático no salão de festas na igreja da comunidade e também com as equipes se deslocando de casa em casa para imunizar os bichinhos. Segundo o gerente da Divisão de Controle de Zoonoses, Edson Cruz, 77% dos animais foram vacinados casa a casa e 23% no ponto fixo.
A vacinação antirrábica é obrigatória em cães e gatos e a única forma de proteção contra a raiva animal. Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano, por isso os cuidados devem ser redobrados no combate e prevenção da doença.
Este ano, o Dia D de vacinação antirrábica acontece em setembro
O trabalho de vacinação itinerante em Porto Velho é uma rotina da Divisão de Controle de Zoonoses. “Essas ações acontecem geralmente aos finais de semana, pois é uma maneira de oportunizar aos tutores que, devido a rotina de trabalho, não conseguem procurar os pontos fixos de vacinação durante a semana”, explica o gerente da divisão, Edson Cruz.
As ações nas regiões rurais também são importantes para manter o controle da raiva, uma vez que a doença circula entre alguns animais silvestres na floresta, em áreas periurbanas, e também pelos morcegos. “Não é incomum vermos esse tipo de animal na área urbana. Se o cão ou gato não vacinado tiver contato com um morcego contaminado pela raiva, por exemplo, a chance dele contrair a raiva e levar para seus tutores é muito grande”, explica o gerente.
Além das atividades descentralizadas, tanto em bairros como nas zonas rurais e distritos, a Prefeitura de Porto Velho também mantém pontos fixos de vacinação. Os donos de pets podem procurar o serviço na sede da Divisão de Controle de Zoonoses, localizada na av. Mamoré, n° 1120, bairro Cascalheira e também no trailer de vacinação, situado no Parque Circuito, av. Lauro Sodré, n° 2983. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Em 2022, a vacinação antirrábica contemplou 48.267 animais. Este ano, o Dia D de vacinação antirrábica acontece em setembro, quando a Prefeitura disponibiliza mais de 100 pontos de vacinação em todas as regiões da cidade.
Foto: Semusa
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/07/vacinacao-animal-itinerante-e-estrategia-da-prefeitura-para-manter-o-controle-da-raiva,166639.shtml