Alexandre Almeida
Publicada em 27/07/2023 às 11h18
A Assembleia Legislativa de Rondônia retoma suas atividades na próxima semana. E fazendo parte da programação de encerramento do recesso parlamentar, a Casa de Leis estará promovendo no período de 1º a 3 de agosto a campanha institucional "Alero doando amor, campanha sangue solidário".
A ação será desenvolvida em conjunto com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), buscando conscientizar os colaboradores da Casa de Leis sobre a relevância da doação de sangue.
A campanha da Alero busca garantir um engajamento dos setores, fazendo parte de um plano de trabalho que contribui com ações de conscientização de saúde junto aos servidores do Poder Legislativo.
De acordo com o presidente da Casa de Leis, deputado estadual Marcelo Cruz (Patriota), cada departamento ficará responsável pela inscrição dos voluntários que demonstrem interesse em participar da ação que tem o objetivo de atingir 300 bolsas de sangue. "Esta é uma ação responsável, onde o servidor da Assembleia não precisará se ausentar do seu ambiente de trabalho. Cada setor irá mobilizar seus colaboradores para que possamos ajudar a salvar vidas. Esse trabalho impacta diretamente na vida de um paciente e é essencial lembrar que doar sangue é doar amor em vida", pontuou o parlamentar.
Para o parlamentar, é essencial a participação da Assembleia Legislativa de Rondônia no apoio a Fhemeron, que atende inúmeras unidades hospitalares no estado de Rondônia. "Queremos fazer nossa parte e contribuir com a nossa população. Quem puder participar da campanha certamente contribuirá para que mais pessoas tenham acesso ao sangue que é tanto necessário e salva vidas", acrescentou.
Requisito
Para ser um doador é necessário ter entre 18 e 67 anos ou 16 e 17 anos de idade, desde que possua autorização do responsável legal e apresente documento original do mesmo. Não há peso mínimo: pessoas com menos de 50 quilos também podem doar após passarem por avaliação médica.
Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois meses para homens e de três meses para mulheres.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/07/assembleia-legislativa-do-estado-de-rondonia-promovera-campanha-de-doacao-de-sangue,166949.shtml