Noticia ao Minuto - Portugal
Publicada em 28/07/2023 às 16h14
A maioria dos 667 incêndios que ocorreram na Grécia, nas últimas semanas, foram iniciados "por mão humana", revelou o principal responsável do país pela luta contra a crise climática.
Vassilis Kikilias, ministro grego com a tutela da Crise Climática e Proteção Civil, disse que, durante as primeiras três semanas de julho, "667 incêndios ocorreram, ou seja, mais de 60 incêndios por dia, quase em todo o país", sendo que "infelizmente, a maioria foi iniciada por mão humana, seja por negligência criminosa ou intenção".
Citado pelo The Guardian, Kikilias argumentou que o envolvimento de incendiários, com a intenção de espalhar os incêndios, poderá ser provado pelo facto de que, em certos lugares, os incêndios começaram simultaneamente em pontos próximos uns dos outros.
“A diferença com os outros anos foram as condições meteorológicas. As alterações climáticas, que geraram uma onda de calor histórica e sem precedentes, estão aqui. Foram poucos os dias em que o clima extremo não foi combinado com ventos fortes", continuou, numa altura em que os meteorologistas registaram temperaturas recorde para esta altura do ano.
Os incêndios na Grécia provocaram a morte a três cidadãos e feriram outros 74, obrigando ainda, num único dia, cerca de 20 mil pessoas - a maioria turistas - a abandonar a ilha de Rodes, que foi a mais afetada pelos incêndios deste mês.
As chamas ainda estão acesas em Rodes e nas ilhas de Corfu e Evia, mas esta sexta-feira foi o primeiro dia em que os serviços de emergência não estiveram em estado de alerta máximo, diz o Guardian.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/07/maioria-dos-fogos-na-grecia-ocorreram-por-mao-humana-dizem-autoridades,167110.shtml