Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 03/08/2023 às 14h10
Reforma – Na segunda-feira 7), no salão de convenções da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia-Fiero estará sendo realizado amplo debate, a partir das 19h tendo como tema “A PEC 45 na Visão do Setor Produtivo” com a participação de nomes renomados no segmento. A iniciativa é da Fiero e Instituto de Direito Tributário de Rondônia-Idetro. Estarão discutindo o importante tema o advogado tributarista Breno de Paula, Doutor e Mestre em Direito (UERJ), professor de Direito Tributário da Unir-RO, Luiz Fernando Pereira, secretário de Finanças de Rondônia, Marcelo Thomé, presidente da Fiero, presidente do Conselho Regional de Contabilidade-CRC-RO, José Cláudio Ferreira, representante do Departamento de Ciências Jurídicas-Unir e João Altair, da Semfaz de Porto Velho.
Saúde – O ex-secretário de Saúde de Rondônia, hoje deputado federal, Fernando Máximo (UB), o mais bem votado para a Câmara Federal nas eleições de 2022 não deixou saudades na sua passagem pelo cargo que o levou a somar (...mil votos). Esta semana, em discurso da tribuna da Assembleia Legislativa (Ale), o deputado Ismael Crispin (PSB-São Francisco do Guaporé) criticou o trabalho realizado por Máximo na sua passagem pela Sesau (secretaria de Saúde de Rondônia) no primeiro mandato do governador Marcos Rocha (UB), de 2019 a 2022. Segundo Crispin, o ex-secretário fez um “péssimo trabalho” e soube aproveitar bem o momento da difícil da saúde pública no mundo, com o covid-19. Crispin cobrou do setor de Saúde do Estado atenção especial do secretário Jefferson Rocha mais ações com cirurgias eletivas e exames de imagens, por exemplo, para reduzir filas em um setor tão importante na administração pública.
Prefeitura – Os comentários, ainda, estão sendo discretos, mas há informações que o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (UB), que prepara com muita segurança a caminhada rumo ao governo do Estado nas eleições gerais de 2026, quando também serão eleitos o presidente da República, duas das três vagas do Senado dos Estados e Distrito Federal, além de Câmara Federal e Assembleias Legislativas já pensa em alternativas para a sua sucessão na capital. Publicamente ele assumiu que apoiará a ex-deputada federal Mariana Carvalho, presidente regional do Republicanos em Rondônia, que teria uma reeleição sem muitas dificuldades, mas optou por concorrer à única vaga ao Senado e foi derrotada por Jaime Bagattoli, presidente do PL em Rondônia.
Senado – Outro assunto bastante comentado nos bastidores da política regional é sobre as duas vagas ao Senado que estarão sendo disputadas nas eleições de 2026, hoje ocupadas por Confúcio Moura (MDB) e Marcos Rogério (PL). Nas eleições de outubro de 2022, Marcos Rogério foi derrotado pelo governador Marcos Rocha (UB), que se reelegeu. Essa derrota, poderá influenciar, negativamente, nas eleições de 2026 e há sempre uma pergunta quando se trata das eleições gerais de 2026: Rogério concorrerá à reeleição ou tentará novamente se eleger governador? Faltam menos de 38 meses e as eleições municipais de 2024 serão da maior importância para se formar bases para as gerais.
Senado II – Hoje Marcos Rogério e Confúcio Moura, que se elegeram em 2018 seriam nomes considerados candidatos para 2026, inclusiva com chances de conseguirem a reeleição. Ocorre que o nome do governador Marcos Rocha não pode ser ignorado, quando se discutem eleições em Senado em 2026. Se não tiver problemas judiciais devido a processos relacionados a campanha de 2022, está na lista de políticos expressivos para disputar as duas vagas ao Senado nas eleições gerais. Confúcio já está “pendurando as chuteiras” e o MDB não tem outro nome em condições de disputar com o mínimo de segurança de conseguir sucesso. SE concorrer terá uma eleição difícil e Marcos Rogério, se não disputar o governo do Estado terá um adversário no mesmo segmento (direita), Marcos Rocha. As negociações de bastidores crescem a cada semana.
Respigo
Rondônia está em pleno Verão Amazônica (pouco chove durante seis meses) e fez muito calor nas últimas semanas com os termômetros marcando 41 graus de sensação térmica. Hoje (3) choveu pela manhã em Porto Velho e o clima melhorou +++ Alívio também para a respiração, que estava comprometida devido ao excesso de fumaça no ar. Alívio para s pessoas portadoras de doenças respiratórias, pulmonares +++ E o Palmeiras conseguiu uma importante vitória (1x0) sobre o Atlético Mineiro na noite de quarta-feira (2) no Mineirão pela Libertadores. Um empate no jogo de volta em São Paulo garante a classificação para as quartas de final +++ Hoje o Flamengo recebe o Olímpia do Paraguai também pela Libertadores às 20h (RO) no Maracanã. O jogo de volta será no dia 10 no Defensores del Chaco, em Assunção +++ O governador Marcos Rocha está de aniversário nesta quinta-feira. Foi homenageado com o jantar “surpresa”, pelos amigos, familiares e alguns secretários.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/08/reforma-tributaria-e-pec-45-debatidas-na-fiero-trabalho-de-maximo-na-saude-publica-criticado-por-deputado-quem-o-prefeito-hildon-chaves-apoiara-em-2024-,167581.shtml