Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 21/08/2023 às 14h01
Trânsito – O conceituado jornalista-radialista, Beni Andrade, membro da equipe de Os Dinossauros”, do programa “Papo de Redação”, da Rádio Parecis e da SicTV, Beni Andrade, alerta quase que diariamente, sobre o trânsito violento, perigoso, confuso dentre outros “adjetivos”, de Porto Velho. Ele diz com constância no programa de rádio, que vai ao ar de segundas-feiras ás sextas-feiras, ao vivo, que “Porto Velho é a Capital Nacional dos idiotas no trânsito”. E tem razão. Além de os abusos (velocidade, ignorância a semáforos e placas de sinalização, excesso de velocidade, falta de fiscalização, de orientação, de organização, motocicletas ultrapassando pela direita, etc.) constantemente pás-carregadeiras, patrolas e outros veículos que só podem trafegar no perímetro urbano e BRs com batedouros à frente e atrás circulam como se fossem um veículo comum nas ruas e avenidas de Porto Velho. E o que mais intriga: sem que ninguém se importe com isso.
Acidente – Na última semana ocorreu um acidente no cruzamento das avenidas Amazonas e Venezuela envolvendo dois Fiat Strada, um Onix e, pasmem, uma retroescavadeira. Na última semana o colunista constatou, in loco, uma pá carregadeira no trecho da Avenida dos Imigrantes, na capital, que se transforma na BR 319, entre as avenidas Farquar e Lauro Sodré, com os veículos, inclusive carretas, oriundos dos portos graneleiro e de combustíveis no rio Madeira trafegando sem nenhum batedor, como se fosse um veículo comum. O decano Beni Andrade tem toda a razão quando alerta sobre o trânsito maluco de Porto Velho, pois a fiscalização é zero à esquerda. Se existe deve ser “fantasma”, pois os agentes de trânsito, conhecidos como “Cabeças de Tapioca”, devido ao boné branco, só aparecem quando os acidentes acontecem. O tema também é motivo da Opinião da semana com o título “Trânsito violento de Porto Velho compromete recursos para a saúde pública”.
Autistas – Na última semana o deputado Delegado Rodrigo Camargo (Republicanos-Ariquemes) em contato com o diretor geral da Escola do Legislativo (EL), mantida pela Assembleia Legislativa (Ale), presidida pelo deputado Marcelo Cruz (Patriota-PVH) para tratar da implantação de um curso de capacitação de professores e monitores e cuidadores de crianças com Transtorno Espectro Autista (TEA) na grade de cursos da escola. Segundo o Delegado Camargo, a falta de estrutura nas escolas e de profissionais capacitados para recepção, educação e cuidados ao segmento autista, pode ser amenizado com a participação da escola dos parlamentares. Por isso sugeriu que a EL desenvolva um curso especial “oportunizando a capacitação necessária o atendimento prestado nos estabelecimentos de ensino e acolhendo da melhor forma os alunos, portadores de autismo”, argumentou.
Autistas II – Realmente a falta de professores ou cuidadores de alunos autistas nas escolas pública é uma realidade. A preocupação do Delegado Camargo é pertinente e a ação do diretor da EL, Tezzari, das mais oportunas. “Estamos trabalhando, com apoio do presidente Marcelo Cruz e dos demais parlamentares, para atender essa demanda de capacitação de servidores da educação, para que possam exercer seu ofício com mais tranquilidade, oferecendo às crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista um tratamento adequado, de acordo com suas necessidades. Estamos desenvolvendo o projeto e em breve anunciaremos à população de Rondônia, especialmente aos pais e familiares de autistas, essa boa notícia, que é a capacitação de professores, monitores e cuidadores”, disse Tezzari.
Eleições – Há dias membros do partido político Agir36, presidido no Estado pelo ex-deputado federal Natan Donadon, de Vilhena, promoveu encontro regional visando as eleições municipais a prefeitos e vereadores de outubro do próximo ano. O Psol também reuniu militantes em Porto Velho com a mesma finalidade, inclusive com a composição de uma chapa para dirigir o partido com Geneci Gonçalves concorrendo à presidência. Geneci tem o apoio de dois nomes expressivos do partido, Marcos Suassuna e Adilson Siqueira, que já concorreram a governador. Esta semana ocorrerão reuniões com a mesma finalidade em Cacoal, na terça-feira (22) e Rolim de Moura, quarta-feira (23), ambas com início previsto para as 19h. Participaram do encontro na capital a tesoureira nacional do partido, Mariana Riscali e o militante da juventude, Victor Luccas, que se deslocaram de São Paulo para prestigiar o evento.
Respigo
No período de 11 a 22 de setembro a Escola do Legislativo da Ale-RO estará oferecendo aos seus servidores curso de primeiros socorros. Lei federal exige que servidores, públicos ou privados tenham pessoas capacitadas para aplicar os primeiros socorros +++ Dois eventos ligados à agropecuária ocorrerão esta semana em Rondônia. Na cidade de Machadinho do Oeste a Agroshow, maior feira-exposição do gênero do Vale do Jamari, inclusive com sessão extraordinária da Assembleia Legislativa, na quinta-feira (24), a partir das 11h +++ Porto Velho sediará a Expovel 2023, no Parque dos Tanques de 23 a 27. Além das atrações normais como rodeios e exposições de animais, os shows artísticos terão Maiara e Maraísa (23), Show Casa Worship (gospel) na quinta-feira (24), Lauana Prado e Bruno & Barreto na sexta-feira (25), no sábado (26) João Bosco & Vinícius e Zé Felipe e no domingo (27), show de encerramento com Guilherme & Santiago, sempre com apresentações de rodeios antes dos shows musicais.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/08/capital-nacional-dos-idiotas-no-transito-deputado-sugere-curso-de-capacitacao-pela-escola-do-legislativo-para-atender-autistas-psol-se-organiza-para-eleicoes-2024-,169054.shtml