SECOM
Publicada em 25/08/2023 às 11h26
Após a divulgação da Nota Técnica Nº 50/2023 emitida na última semana pelo Governo do Estado, indicando um sinal de alerta aos municípios sobre os crescentes casos de Coqueluche na Bolívia, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), através do Setor de Imunização, reforça que Vilhena possui todas as vacinas em estoque e convida a população a se imunizar.
A coqueluche é uma doença infecciosa aguda de alta transmissibilidade, causada por uma bactéria. O contágio ocorre pelo contato direto entre uma pessoa doente e outra suscetível, através de gotículas de secreções eliminadas por tosse, espirro, fala e também por meio de objetos contaminados.
A vacinação é a principal medida de prevenção contra a doença, sendo indicado que a imunização ocorra ainda na primeira infância.
Dessa forma, a criança receberá duas vacinas distintas que a protegerão. São elas a vacina Pentavalente, contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Influenza tipo B, e a imunização DTP, que também visa evitar a difteria, o tétano e a coqueluche.
Além das crianças de 6 meses a 6 anos de idade, a imunização também é recomendada para mulheres grávidas com mais de 20 semanas de gestação. Procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) correspondente à sua área de atendimento e vacine-se.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/08/semus-de-vilhena-reforca-a-importancia-das-vacinacoes-diante-do-surto-de-coqueluche-na-bolivia,169490.shtml