Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 28/08/2023 às 14h05
Sinalização – Coberto de razão está o vereador de Porto Velho, Wanoel Martins (PV), que alertou na última semana sobre a deficiente sinalização das ruas e avenidas da capital. O prefeito Hildon Chaves (UB) realiza um ótimo trabalho de pavimentação das vias no centro e nos bairros, com pavimento de qualidade, mas peca pela sinalização, arcaica, tanto nas placas como no solo, que é precária e deveria receber atenção maior da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), comandada pelo ex-deputado estadual Anderson Pereira. As principais ruas e avenidas no centro e nos bairros estão sendo pavimentadas ou renovadas, mas a sinalização é de fato ruim e, uma pessoa que chega a Porto Velho pela primeira vez, fica igual cachorro caído de mudança, porque fica sem saber para onde ir.
Fiscalização – As placas aéreas estão necessitando de renovação, assim como estão fazendo com a pista, e os quebra-molas receberem pintura e placas de alerta. Outro problema sério que denunciamos com regularidade na coluna é a falta de fiscalização permanente, eficiente, de preferência uma parceria da Semtran com a Polícia Militar (PM), pois os agentes de trânsito só passeiam em carros refrigerados e atendem ocorrências. Deveriam organizar, orientar, fiscalizar, multar e apreender os veículos, se for o caso, pois somente assim se evitará acidentes e os irresponsáveis, que “furam” semáforos, motoqueiros que ultrapassam pela direita, excedem na velocidade e são responsáveis pelo elevado número de atendimentos no Pronto Socorro João Paulo II seriam punidos. O clamor do vereador Wanoel deve ser encampado pelos demais colegas, pois a violência e os abusos no trânsito da capital são preocupantes.
Mordomia – As 73 mil pensionistas filhas solteiras da União receberam R$ 5,6 bilhões em 2022. As pensões dos últimos 30 anos somam R$ 134 bilhões. Nesse grupo de pensionistas de servidores civis, há também filhas e irmãs casadas, viúvas, divorciadas e até netas solteiras. Mas o número e os valores das pensões já foram maiores. Tudo por conta do contribuinte. As pensões das filhas solteiras estão previstas na Lei 3.373/1958. No seu art. 5º, a lei diz que a filha solteira, maior de 21 anos, só perderá a pensão temporária quando ocupante de cargo público permanente. Mas, há outras categorias de “filhas solteiras”, como filhas casadas, viúvas, divorciadas, desquitadas, separadas. E ainda as irmãs e netas de servidores públicos. Nas Forças Armadas, está prevista a pensão de “filhas maiores”, solteiras ou não. Mas os dados das pensões dos militares estão sob sigilo. É o fim da rosca... As informações estão no blog do jornalista Lúcio Vaz.
Assessoria – Boa parte das pessoas que assessora empresas, órgãos públicos, políticos tem problemas para poder alinhar ações efetivas. Nas empresas a assessoria não é tão problemática, porque, via de regra, o trabalho é técnico, mas na política a situação é delicada e exige sintonia entre as partes. Já abordamos o assunto em outras oportunidades. Neste mês tivemos duas situações envolvendo assessores e assessorados em Rondônia. Uma com a área de comunicação da Polícia Federal (PF), e a segunda, na política. Os problemas já foram contornados, mas no caso político é fundamental tem uma assessoria, que realmente discuta o que vai ser publicado, por isso o político precisa contar com profissionais, não apaniguados, subservientes. Quem não ouve a assessoria, contrata subserviente, mas certamente as consequências virão. Puxa-sacos e formigas têm em todo lugar...
Combustíveis – Os abusos nos preços dos combustíveis em Porto Velho, que estão sendo questionados pela câmara de vereadores, que criou uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), que estava meio “esquecida”, volta à pauta dos legisladores municipais. Na terça-feira (29), às 9h o presidente da Ascopetro (representante dos postos de combustíveis), Cleibson Carvalho da Silva e às 11h, com o gerente do Procon-RO, Yan Gabriel Helmann. Ambos foram convocados a prestarem esclarecimentos necessários aos membros da comissão composta pelo vereador Gilber Mercês (Podemos) presidente, Isaque Machado (Patriota) relator, e Everaldo Fogaça (Republicanos), secretário. Há inclusive denúncias de cartelização, porque os preços na maioria dos postos são diferentes em centavos e, em várias cidades do interior o litro da gasolina e do diesel é inferior ao de Porto Velho.
Respigo
Setembro vem chegando e com ele as chuvas do Inverno Amazônico. Já tem chovido com regularidade em Porto Velho e no interior, mas a temperatura, que sempre é alta em Rondônia continua com sol a pino, e dias com sensação térmica acima dos 40 graus +++ Quem esteve em Machadinho do Oeste durante a Agroshow (24 a 27/08) e manteve contato com o produtor rural, Neodi Carlos, não se cansa de elogiar a receptividade, simpatia e companheirismo do ex-presidente da Assembleia Legislativa (Ale). Neodi inclusive, recebeu com muitos méritos, o título de cidadania honorária de Rondônia apresentado pelo deputado Luizinho Goebel (PSC-Vilhena) e aprovado por unanimidade pelo plenário do Parlamento Estadual +++ Visitantes da Agroshow em Machadinho do Oeste e da Expovel, em Porto Velho puderam notar a ótima organização da maior festa do gênero do Vale do Jamari, e a bagunça, generalizada, daquela que já foi um dos mais importantes eventos da região norte na capital. Na abertura da Expovel, por volta das 19h, a arena do rodeio, ainda, não estava pronta, além de preços abusivos de alimentos e bebidas.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/08/vereador-cobra-melhor-sinalizacao-do-transito-em-porto-velho-mordomias-do-congresso-nacional-cei-dos-combustiveis-convoca-presidentes-do-procon-e-da-ascopetro-,169668.shtml