Metrópoles
Publicada em 29/08/2023 às 10h00
Um grupo de quatro caçadores capturou e matou um jacaré de 1,8 tonelada e 4,3 metros de comprimento. O caso aconteceu no Mississippi, nos Estados Unidos, no último sábado (26/8). Segundo autoridades locais, o animal bateu um recorde no estado e é o maior já encontrado na região.
O Departamento de Vida Selvagem, Pesca e Parques do Mississippi identificou os caçadores como Tanner White, Don Woods, Will Thomas e Joey Clark.
O último jacaré a deter o recorde foi capturado em 2017 e tinha 4,2 metros de comprimento e pesava cerca de 1,7 tonelada.
A caça esportiva de jacarés é autorizada no Mississippi desde 2005. Atualmente, a temporada dura 10 dias e permite que caçadores licenciados recolham dois animais com mais de 1,20 metro de comprimento, sendo que apenas um deles pode ter acima de 2,10 metros.
Uma parte da carne do jacaré será doada para refeitórios que oferecem comida para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além disso, a cabeça do animal ficará como troféu para um dos caçadores e o couro será dividido entre os quatro.
Caça no Brasil
A caça no Brasil é proibida desde 1967. No entanto, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apresentou uma resolução em 2013 que autoriza a captura de javalis apenas para controle biológico.
A pena para quem maltratar animais silvestres é de dois a cinco anos de reclusão e multa de um a 40 salários mínimos. Em caso de morte do bicho, a condenação pode ser aumentada em até ⅙.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/08/cacadores-dos-eua-capturam-jacare-de-quase-2-toneladas-no-mississippi,169744.shtml