UNIR
Publicada em 30/08/2023 às 10h38
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) teve mais dois cursos de pós-graduação aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC): o Mestrado Profissional em Políticas Públicas e o Doutorado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, conforme resultado divulgado na segunda-feira, dia 28 (acesse aqui). A intenção é iniciar as primeiras turmas em 2024.
O mestrado em Políticas Públicas, aprovado na área de Ciência Política e Relações Internacionais, foi proposto pelo Departamento Acadêmico de Ciências Sociais (Dacs) do campus de Porto velho e está sob a coordenação dos professores Patrícia Mara Cabral de Vasconcellos e João Paulo Saraiva Leão Viana. Já o doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, na área de Ensino, será ofertado em associação com as universidades federais de Roraima (UFRR), Acre (Ufac) e Amapá (Unifap), sob a coordenação, na UNIR, da professora Kachia Techio, do campus de Rolim de Moura.
Para a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (Propesq), professora Madalena Cavalcante, as aprovações dos cursos evidenciam o compromisso da UNIR com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida na região: “Os dois programas apresentam abordagens inovadoras para lidar com desafios cruciais enfrentados na região amazônica, como políticas públicas eficazes e educação de qualidade, com potencial de capacitar profissionais que irão contribuir para um futuro mais promissor e equitativo. Além disso, esses programas podem fortalecer a posição da UNIR como uma instituição de ensino superior comprometida com a inovação, a pesquisa aplicada e o progresso regional”.
Mestrado Profissional em Políticas Públicas
Na região amazônica, um dos principais desafios é a formulação e implementação de políticas públicas eficazes que considerem tanto a preservação do meio ambiente quanto o bem-estar das populações locais. O Mestrado Profissional em Políticas Públicas tem um papel crucial nesse contexto, uma vez que visa capacitar profissionais com as ferramentas necessárias para analisar, planejar, implementar e avaliar políticas que atendam às demandas específicas da região.
Objetivos - Com foco na interdisciplinaridade e na análise de problemas complexos, o programa busca contribuir para a criação de estratégias mais informadas e sustentáveis para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da Amazônia. Consequentemente, dessa forma, constrói-se um conhecimento sólido sobre o Estado, os processos de governança e as políticas públicas para o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais e desigualdades inter e intrarregionais.
Linhas de pesquisa e ingresso - O mestrado contará com duas linhas de pesquisa: 1) Instituições políticas e governança e 2) Políticas públicas, indicadores e desigualdades sociais. A seleção de novos alunos será anual, com edital previsto para 2024 e 24 vagas na primeira turma. Os titulados por desse programa estarão aptos a colaborar com a gestão pública e organizações não governamentais e setor privado na elaboração de políticas que considerem as particularidades locais, a proteção dos recursos naturais e a promoção da inclusão social.
Doutorado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
A educação é outra área de extrema importância para a região amazônica, e o Doutorado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática tem potencial para impactar positivamente a qualidade do ensino nestas duas áreas fundamentais para o desenvolvimento tecnológico e científico da região.
Objetivos - O programa visa o aperfeiçoamento dos professores e a melhoria das práticas educacionais na Educação Básica e nas áreas de Biologia, Física, Química, Pedagogia e Matemática. Busca capacitar os profissionais para lidar com as particularidades do contexto amazônico, que muitas vezes enfrenta desafios de infraestrutura, acesso a recursos e diversidade cultural. Ao formar docentes mais qualificados e atualizados, o programa pretende elevar o nível de ensino nas escolas da região, inspirando jovens a se envolverem com a ciência e a matemática e preparando-os para futuras carreiras nas áreas técnicas e científicas.
Linhas de pesquisa e ingresso – o doutorado terá duas linhas de pesquisa: 1) Formação de Professores na Área de Ciências e Matemática e 2) Processos de Ensino e de Aprendizagem no Ensino de Ciências e Matemática. Segundo a coordenação, o edital de seleção para a primeira turma será aberto ainda este ano, com oferta de 21 vagas, e as aulas devem começar no início de 2024.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/08/unir-tem-novos-cursos-de-mestrado-e-doutorado-aprovados-pela-capes,169869.shtml