Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 18/09/2023 às 14h55
Café – Rondônia é destaque entre os maiores produtores de café do Brasil. Seis municípios estão entre os 100 maiores produtores do Brasil e São Miguel do Guaporé é o segundo colocado. Pesquisa realizada sobre Produção Agrícola Municipal (PAM) que foi divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE coloca São Miguel do Guaporé na segunda colocação entre os municípios maiores produtores de café do Brasil. Entre 2021 E 2022 a produção de café em Rondônia teve um aumento de 24,1%, saindo de 162 mil toneladas (2021) para 201 mil toneladas (2022). Se comparado com a produção de 10 anos, o aumento foi de 135,9%.
Café II – A pesquisa do IBGE constata que Rondônia é o 5º maior produtor de café do Brasil, que já foi conhecido como “Ouro Negro”. O Estado responde por 6,4% da produção nacional com 3,1 milhões de toneladas. E para produzir em quantidade não foi necessária maior área para cultivo, que diminuiu 53,9%. A compensação veio com a produtividade ampliada de 687 quilogramas por hectare para 3.509 kg/há. A região de Cacoal, já foi a maior produtora de café de Rondônia, hoje está como 63ª no ranking nacional. São Miguel (44 mil/t) é a segunda maior produtora de café do Brasil; Alta Floresta d’Oeste (23 mil/, 20º lugar), Alto Alegre dos Parecis (quase 23 mil toneladas) em 23º lugar, Nova Brasilândia d’Oeste (18 mil toneladas) na 36º posição, Buritis (16 mil toneladas) no 43º lugar; Ministro Andreazza (15 mil toneladas) na posição 45 e Cacoal (13 mil toneladas) em 63º lugar.
Cursos – A partir de hoje (18) a Escola do Legislativo (EL), que é mantida pelos deputados reinicia os cursos visando a capacitação dos servidores do Legislativo Estadual. Eles são disponibilizados aos servidores da Casa do Povo, mas também abertos a câmara de vereadores, prefeituras e outros órgãos púbicos municipais, estaduais, federais e autarquias. As disciplinas são gratuitas e entregues certificados aos concluintes e tem como diretor-geral Thiago Tezzari. Das 8h às 12h estão sendo ministrados cursos de “Filmagem e Edição de Vídeos em Celular”, e “Desenvolvimento de Competências e Habilidades Direcionadas à Qualidade no Serviço Público”. Das 18h45 às 22h45, os de “Oratória”, e de “Português para o ENEM”. Os cursos são ministrados na sede da escola dos deputados, na Rua Major Amarante, 390 em Porto Velho.
Crianças – É dos mais importantes o programa “Trilhos na Infância”, lançado pelo prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (sem partido), que também preside a Associação Rondoniense dos Municípios (Arom, na última semana no Teatro Banzeiros. O programa visa a garantia do desenvolvimento integral das crianças no direito à educação, saúde, convivência familiar e comunitária. O modelo já é aplicado em São Paulo e demonstrou ser eficiente, pois utiliza crianças da primeira infância nas creches garantindo educação, saúde, convivência familiar e comunitária. O projeto é desenvolvido em parceria com escolas privadas. O público-alvo são as escolas de educação infantil, desde as creches, de 0 a 3 anos, e a pré-escola, de 4 e 5 anos. Oito instituições serão piloto do programa.
Integração – A demanda na primeira infância, segundo a secretária de Educação de Porto Velho, Gláucia Negreiros, que pretende buscar parcerias com as escolas privadas e oferecer já para o próximo ano, 800 vagas. A construção é demorada, complexa, exige uma série de ações técnicas, por isso a possibilidade de manter convênio com as escolas privadas é fundamental. A meta da secretaria de Educação do município é trabalhar com duas estratégias. Uma delas via convênios com instituições privadas, de tenham estruturas em condições de atender a demanda de crianças da chamada escolar, e a segunda é transformar o projeto em ações intersetoriais com envolvimento de outras secretarias do município, além de novos parceiros.
Respigo
A Igreja Luterana de Porto Velho está completando 40 anos de atuação na capital. Os luteranos foram homenageados com o Selo Comemorativo dos Correios relacionado à data e receberam uma placa simbólica da Assembleia Legislativa (Ale), proposta pelo deputado Luizinho Goebel (Vilhena-PSC) +++ O deputado estadual delegado Rodrigo Camargo (Republicanos-Ariquemes) também participou da solenidade. Segundo Camargo, os cristãos (como ele) estão sendo pressionados, perseguidos, mas que não devem se acovardar, “pois a fé prospera no desconforto e o Evangelho é um propósito, não conforto” +++ Na terça-feira terá início importante evento envolvendo deputados em Porto Velho, na Assembleia Legislativa (Ale) com a realização do 1º Encontro do Fórum Permanente das Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e encerramento previsto para quinta-feira (21). Palestras, debates, painéis de debates e aula magna, englobarão, além dos deputados, representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas, Defensoria Pública, Procuradoria Geral do Estado e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO)
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/09/sao-miguel-do-guapore-e-o-segundo-maior-produtor-de-cafe-do-brasil-cursos-reabertos-na-escola-do-legislativo-trilhos-na-infancia-implantado-em-porto-velho-,171411.shtml