ASCOM TCE-RO
Publicada em 22/09/2023 às 17h01
O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) participou, nessa quinta-feira (21/9), do 1º Workshop Nacional das Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS) em Rondônia. O evento foi realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO), em Porto Velho.
Na oportunidade, representantes de órgãos públicos das três esferas (federal, estadual e municipal) ministraram palestras sobre a temática ouvidoria, com foco em experiências exitosas. O público foi composto por gestores, ouvidores, servidores públicos e sociedade em geral.
Coube ao servidor do Tribunal de Contas, Felipe Lima Guimarães, lotado no Gabinete da Ouvidoria, encerrar o evento, abordando a temática “Gestão cooperativa e preventiva da ouvidoria”.
Entre outros pontos, citou a importância de se adotar uma visão externa da provocação, buscando entender o real motivo da manifestação, de ofertar o atendimento acolhedor e sempre buscar a proposição de medidas preventivas para evitar eventuais problemas futuros.
Ressaltou que para obter êxito, necessário compreender seu público, buscar a melhor comunicação a ser adotada e poder praticar uma linguagem compreensiva. “Quem trabalha em ouvidoria deve se preocupar com isso: será que estou atingindo meu público? E, para tanto, além da linguagem, é preciso também conhecer esse público”, acentuou.
Destacou ainda a importância da efetividade da Ouvidoria, atuando de forma acolhedora, mediadora e propositiva, resultando em rapidez na solução de situações rotineiras, seja envolvendo procedimentos de rotina ou entendimentos pacificados no TCE-RO, sem a necessidade de provocação do gestor.
Tais medidas, conforme destacado, fomentam a credibilidade da Ouvidoria e consequentemente do Tribunal de Contas junto ao cidadão.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/09/tce-ro-destaca-gestao-cooperativa-durante-palestra-em-evento-nacional-das-ouvidorias-do-sus,171884.shtml