ascom
Publicada em 06/10/2023 às 16h05
Professores dos Campi de Cacoal e de Presidente Médici da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) aprovaram dois projetos na chamada MCTI/CNPq de apoio a eventos e atividades de popularização da ciência para a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2023), que será realizada de 14 a 20 de outubro em todo o país.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é considerada o maior evento gratuito de popularização científica no Brasil, reunindo estudantes, acadêmicos, pesquisadores, professores, profissionais de diversas áreas e demais interessados. Os recursos obtidos pelos docentes da UNIR são destinados à promoção de eventos e atividades gratuitas abertas à comunidade em geral, que serão realizadas ao longo de 10 meses, no âmbito da SNCT 2023. E a primeira delas já teve início em Cacoal nesta segunda-feira, dia 2, e o cronograma segue até 20 de outubro (saiba mais detalhes abaixo).
Estima-se a participação de mais de 9.500 alunos de cerca de 50 escolas e urbanas e rurais dos 23 municípios alcançados pelos projetos, vizinhos aos campi da UNIR de Cacoal e Presidente Médici. Entre as atividades previstas e eventos totalmente gratuitos voltados a estudantes e público em geral estão Exposições de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), ciclos de palestras, Feira de Ciências e Mostra de Cursos.
“Destaco três pontos importantíssimos nesses projetos: primeiro, o fato de os professores se mobilizarem, submeterem e conseguirem aprovar os projetos no edital a nível nacional; segundo, que essas ações levam ciência, tecnologia e inovação para dentro das escolas contempladas; e, por fim, promovem a UNIR como universidade pública e gratuita, divulgando seus cursos, as formas de acesso e as políticas estudantis”, comenta o professor Clodoaldo Freitas, diretor do campus de Presidente Médici e integrante dos dois projetos aprovados.
Cacoal e proximidades
No Campus UNIR de Cacoal, já tiveram início as atividades do projeto aprovado: Educação Financeira para um Futuro Sustentável em Rondônia - Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, com a primeira palestra realizada na segunda-feira, dia 2 de outubro, na escola Monteiro Lobato, em Espigão D’Oeste. O projeto segue até 20 de outubro atendendo outras escolas e municípios da região, e a programação completa pode ser conferida aqui.
Por meio de exposições de CT&I e ciclo de palestras, o projeto visa capacitar os estudantes para tomarem decisões financeiras responsáveis, demonstrando a importância da ciência, da tecnologia e do desenvolvimento sustentável. As palestras abordam temas como orçamento pessoal; poupança; investimentos; crédito responsável; e práticas sustentáveis.
Enfatizando a importância da ciência e da pesquisa para a compreensão dos desafios financeiros e ambientais enfrentados em Rondônia, também são discutidos temas como economia circular, investimentos sustentáveis, tecnologias verdes e políticas públicas de distribuição de renda voltadas para o desenvolvimento sustentável. Já na área de Tecnologia e Inovação, os estudantes terão a oportunidade de conhecer ferramentas digitais (aplicativos e plataformas online) que facilitam o acesso à informação e promovem soluções tecnológicas para o planejamento financeiro pessoal.
O projeto alcançará 4.500 alunos de 30 escolas das áreas urbana e rural dos municípios de Cacoal, Espigão D'Oeste, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Primavera de Rondônia, São Felipe D'Oeste, Santa Luzia e Ministro Andreazza.
A cordenação é do professor Ademir Luiz Vidigal Filho, com participação dos professores Carlaile Largura do Vale, Ordilei Arcangelo Lovo, Clodoaldo de Oliveira Freitas, Naiara Meireles de Souza, Lucelia Largura do Vale Vidigal, Daniel Kenny Máximo Alves, Cleberson Eller Loose e Carolina de Albuquerque - docentes dos cursos de Administração, Engenharia de Produção, Ciências Contábeis e Direito e integrantes do Grupo de Pesquisa em Administração (GEPAC).
Presidente Médici e proximidades
No campus UNIR de Presidente Médici, docentes dos cursos de Engenharia de Pesca e Zootecnia, e integrantes do Grupo de Estudo em Agroecologia (NEA), aprovaram o Projeto “Fortalecendo as Ciências Básicas e Promovendo Jovens Cientistas Rondonienses: Um Pacto para o Desenvolvimento Sustentável”. O objetivo do projeto é promover a divulgação científica e tecnológica nas escolas da região central e oeste de Rondônia, como também apoiar seu uso como mecanismo de empoderamento e transformação social.
Para que jovens talentos possam ser estimulados a seguir carreiras técnico-científica e docente, as atividades a serem desenvolvidas nas escolas incluem exposição de CT&I intitulada “As Ciências Básicas e o Desenvolvimento Sustentável: contribuições de cientistas brasileiros”; Ciclo de palestras “Como se faz ciência e como ser um cientista?”; Feira de Ciências; e Mostra de Cursos - UNIR de portas abertas.
De outubro de 2023 a abril de 2024 (Acesse aqui o cronograma completo), a equipe do projeto irá percorrer, com essas ações, escolas das áreas urbanas e rurais dos municípios de Machadinho do Oeste, Theobroma, Jorge Teixeira, Jaru, Mirante da Serra, Nova União, Castanheiras, Novo Horizonte, Seringueiras, São Miguel do Guaporé, Costa Marques, Presidente Médici, Alvorada do Oeste, Teixeropólis e Urupá. Estima-se que o projeto alcance um público de mais de 5000 alunos e 17 escolas, levando conhecimento científico e divulgando a UNIR em diversos municípios rondonienses.
O projeto é coordenado pela professora Elaine Delarmelinda e conta com a participação dos docentes Clodoaldo de Oliveira Freitas, Eliane Silva Leite, Edimar Silva Pereira, Bruna Rafaela Pazdiora, Edicarlos Queiroz, Isabelle Naemi Kaneko, Fernanda Bay Hurtado, Mônica Feitosa e Raul Dirceu Pazdiora.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/10/unir-vai-as-escolas-com-projetos-de-ciencia-e-tecnologia,173029.shtml