Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 13/10/2023 às 14h57
Boi-Bumbá – Começa hoje (13) a tradicional festa “Duelo na Fronteira”, em Guajará-Mirim, no bumbódromo da cidade, que foi reformulado para o importante evento. A expectativa é de rede hoteleira lotada e muita gente na cidade para acompanhar a acirrada disputa entre os bois-bumbás “Corre-Campo” e “Malhadinho”. O “Duelo na Fronteira” existe desde 1995 e nasceu, graças a um projeto da União Municipal das Associações de Moradores com apoio da Fundação da nossa universidade, a Unir. A festa na fronteira com a Bolívia começa às 19h de hoje, será encerrada no domingo (16) e tem apoio da prefeitura e de vários deputados estaduais, que liberaram recursos de emendas parlamentares para o tradicional evento.
Tambaqui – O peixe tradicional de Rondônia, de sabor inigualável e ganhando espaços na culinária mundial terá o 4º Festival Internacional do Tambaqui da Amazônia em 14 dos 52 municípios com promoção de o Governo do Estado. O festival ocorrerá em Porto Velho, Machadinho do Oeste, Cujubim, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Alta Floresta d’Oeste, Vilhena, Mirante da Serra e Costa Marques, no horário das 11h às 14h na modalidade drive thru. A organização é da Secretaria de Estado da Agricultura-Seagri, Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural-Emater, Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia-Idaron, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico-Sedec e Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia-Acripar.
Tambaqui II – A previsão é de comercialização de dez mil bandas de tambaqui, segundo o secretário da Luiz Paulo, da Seagri e o preço único é de R$ 20. O total arrecadado será distribuído a entidades assistenciais de cada município onde ocorrerá o evento. O tambaqui, segundo o governador Marcos Rocha (UB) é uma iguaria muito apreciada “por seu sabor único e qualidade nutricional”. Argumentou que, “com o festival, busca-se abrir novos mercados para esse pescado e gerar oportunidades de negócios para os produtores locais”. O Governo do Estado tem como parceiros o Sebrae-RO e a Associação Brasileira de Criadores de Tambaqui-Abratan. No dia 23 próximo a festa do tambaqui será realizada em São Paulo, e no dia 26 em Miami.
Jovem – O Governo do Estado prorrogou o prazo para inscrição do programa Jovem Criador, além de expandir as vagas a todos os alunos do ensino médio inscritos no CadÚnico. A Secretaria de Ação Social (Seas) comandada pela 1ª dama Luana Rocha ampliou as inscrições até a próxima sexta-feira (20) e expandiu as vagas a todos os alunos que cursam o ensino médio regular nas escolas da Rede Pública Estadual. Para se inscrever o aluno deve estar na base do CadÚnico há pelo menos 24 meses e possuir renda per capita familiar de até meio salário mínimo.
Criador – Estão disponibilizadas 240 vagas ofertadas pelo governo, distribuídas por seis cursos, que são: Marketing Digital, com carga horária de 24h; Técnicas para Criação de uma Loja Virtual, 42h; Técnicas para Criação de um Instagram Vendedor, 30h; Marketplace como Estratégia de Negócios, 25h; Google ADS na Prática, 18h; e Videomaker, 40h. O projeto também estabelece a disponibilidade de computadores e internet nas escolas para os alunos que não dispõem dessas ferramentas em casa. “É uma oportunidade que os jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica estão tendo, gratuitamente, para que possam se organizar e produzir serviços adequados e que deem resultado financeiramente”, destacou o governador Marcos Rocha (UB).
Respigo
A “ponte” entre Governo do Estado-Assembleia Legislativa não está sendo bem formatada pelos responsáveis pela economia do Estado. Recentemente veio um “jaboti” na Reforma Administrativa, que foi aprovada pelos deputados sem senões, pois a maioria é parceira do Poder Executivo +++ Após a aprovação os parlamentares notaram, que no item do processo de aplicação dos recursos por excesso de arrecadação, comum em Rondônia, que o governo poderia remanejar em 20% passou para 100%, ou seja, não mais dependeria dos parlamentares. Lógico que o “jaboti” provocou reações diversas e o governo teve que anular o item, antes da promulgação +++ Prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. A “ponte” está carente de melhor alicerce +++ O empate (1x1) entre Brasil e Venezuela em Cuiabá, na noite de ontem (12) demonstra com clareza a decadência do futebol brasileiro. Futebol de péssima qualidade onde ficou bem explícito, que jogadores como os convocados nós temos disputando o Brasileirão, inclusive da série B, jogando bem mais que a maioria de pernas de pau, que estiveram em campo +++ Indignação também com o treinador Fernando Diniz, que na ânsia de assumir o comando da Seleção Brasileira aceitou convocar os mesmos jogadores do ultrapassado Tite. A seleção para as eliminatórias Sul-Americana deveria ter alguns jogadores que jogam fora do Brasil, mas a base com os que estão aqui, bem melhores e entrosados com o atual futebol brasileiro +++ Ao aceitar a imposição da CBF para convocar apaniguados Diniz perdeu muito da credibilidade. Vai se classificar, porque a maioria das demais seleções também não fracas, mas Diniz decepcionou como pessoa, pois o treinador é ele, não os dirigente$ da CBF.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/10/duelo-na-fronteira-comeca-hoje-em-guajara-mirim-festival-do-tambaqui-em-14-municipios-de-rondonia-inscricoes-do-jovem-criador-ampliadas-ate-dia-20-,173517.shtml