Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 18/10/2023 às 14h02
Hospital – Iniciada no governo Valdir Raupp (MDB), na década de 90, o Hospital Regional de Guajará-Mirim é uma obra considerada interminável. Já passou pelo governo José Bianco, filiado na época ao PFL, Ivo Cassol (PP) dois mandatos seguidos; Confúcio Moura (MDB), dois mandatos seguidos, hoje senador e o atual, Marcos Rocha (UB), que está no segundo mandato. A conclusão do importante hospital foi sempre ”empurrada com a barriga” pelos governantes e agora, segundo o secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha será concluída nos próximos 12 meses. O anúncio foi feito há dias, após a empresa A. C. Faustino Firelle PP vencer a licitação para readequação e ampliação do novo Hospital Regional de Guajará-Mirim.
Regional – Os trabalhos de conclusão do hospital regional estão orçados em R$ 19.832.661,02 em área total de 4.674 abrigando 50 leitos para adultos, 12 leitos pediátricos, dois consultórios, três salas para partos normais e duas salas para cirurgias e atendimentos de emergência. A empresa A. C. Faustino Firelle PP, tem sede no Cohab Floresta, em Porto Velho e possui capital social de R$ 2.200.000,00. Adenilson Casagrande Faustino aparece como proprietário. Na razão social da A. C. Faustino consta, que ela é apta à construção de edifícios residenciais, comerciais e os de usos específicos como consultórios, clínicas médicas e hospitais. Que os anjos digam amém...
Candidatos – As eleições municipais de outubro do próximo ano, quando serão eleitos e reeleitos prefeitos e vereadores, já movimentam com intensidade as lideranças políticas da capital e também o interior. No Cone Sul, no município de Chupinguaia, forte na produção de gado de corte, quatro nomes estão em condições de disputar a prefeitura em 2024. Destaque para Felipe Oliveira, empresário no ramo de transporte escolar; o médico Wesley Araújo; o empresário, ex-vereador e ex-presidente da câmara de vereadores, Carlito Alves, e Toninho Bertozzi, experiente vereador em todas as legislaturas. Com a mudança na legislação eleitoral e o fim das coligações, até seis meses antes das eleições, os candidatos deverão analisar com os devidos cuidados as filiações.
Reeleição – Já que um dos assuntos é o Cone Sul, matéria do site “Extra de Rondônia”, de Vilhena, destaca que quatro prefeitos da região estarão disputando a reeleição em 2024. Além de Flori Cordeiro (Podemos), de Vilhena, que foi eleito em eleição suplementar em 2022, também estarão buscando um novo mandato Izael Dias (PP) de Cabixi, Valéria Garcia (PP) de Pimenteiras do Oeste e Leandro (da Saúde) Teixeira Vieira (PSB) de Corumbiara, porque foram eleitos em 2020. Eles enfrentaram a fase mais difícil de combate ao covid-19. Até hoje a maioria de os municípios não conseguiu retomar a normalidade administrativa devido a pandemia. A informação é que Flori, Izael, Valéria e Leandro disputarão a reeleição, mas até as convenções seis meses antes das eleições muito poderá mudar do cenário político atual.
Diamantes – Na terça-feira a Polícia Federal (PF), desarticulou um grupo criminoso especializado no comércio ilegal de diamantes extraídos da Terra Indígena Roosevelt, em Espigão do Oeste. Foram cumpridos vários mandados de prisão e aprendidas armas de fogo, munições, pedras sem comprovação de origem, celulares e apetrechos utilizados em garimpo na Operação Elusorius. As investigações tiveram início em 2021. Também foi constatado, que o esquema de compra e venda de pedras preciosas (diamante) contava com a participação de indígenas que forneciam o diamante. Não é nenhuma novidade a participação de indígenas no contrabando de pedras preciosas em Rondônia. Quem conhece a vida boa que leva os indígenas de Espigão desde a década de 90 portando celulares, notebooks e internet de última geração, caminhonetes do ano, sabe que o contrabando tem a participação deles. É importante se conscientizar que estamos no Brasil, onde a corrupção e a impunidade imperam.
Respigo
Como era esperado, o resultado de 2x0 na vitória do Uruguai sobre o Brasil na noite de terça-feira (17) não foi novidade. A seleção uruguaia quebrou um tabu de 22 anos, a “panela” de “pipoqueiros” do Brasil não jogou nada e Neymar saiu lesionado +++ É triste constatar como um treinador competente, como Fernando Diniz, aceitar ser o treinador (provisório!) de o Brasil mantendo o mesmo grupo, que pouco ou nada fez com Tite no comando +++ Será que Diniz não sabia, que não teria condições de montar uma seleção com o seu padrão de jogo sem treinar? O correto seria convocar um grupo já adequado ao seu estilo de jogo e não manter a maioria de compinchas do Tite +++ Acreditamos que seja muito difícil o treinador do Real Madrid, Carlo Ancelotti assumir a seleção canarinho para a Copa 2026 com esse grupo de jogadores, que já aprovou que não dá conta do recado. E o Diniz perdeu uma ótima chance de se firmar como treinador de ponta e em condições de resgatar o futebol vistoso e eficiente da seleção brasileira de cinco copas do mundo.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/10/cone-sul-mobilizado-para-as-eleicoes-municipais-de-2024-retomadas-obras-do-hospital-de-guajara-mirim-o-complexo-contrabando-de-diamantes-,173873.shtml