Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 19/10/2023 às 14h01
Exército – Lamentável, preocupante, revoltante a constatação do sumiço de 21 metralhadoras de guerra do Exército, furtadas (?) da unidade da corporação em Barueri, interior de São Paulo. Desde terça-feira (18), quando foi comprovado o desaparecimento das metralhadoras do Arsenal de Guerra, que 480 militares, de soldados a coronéis estão retidos no quartel prestando depoimentos para tentar descobrir, para onde foram as armas e se há algum militar envolvido no crime. Muito triste constatar, que a corrupção também faz parte do Exército Brasileiro. É até risível quando o alto comando da corporação diz que está apurando, “se há algum militar envolvido no crime”. Como desaparece 21 metralhadoras de guerra de um quartel sem a conivência de militares? É o mesmo que ignorar que há “parcerias” de agentes penitenciários com a entrada de celulares nos presídios. É o fim da rosca...
Economia – No serviço público, via de regra, a economia funciona ao contrário da iniciativa privada. Tramita no Congresso Nacional a reforma administrativa. Foi votada pela Câmara Federal e está no Senado. As propostas apresentadas comtemplam aumento de arrecadação, mas nenhuma de cortes de gastos. O arcabouço fiscal, segundo especialistas em economia, tem uma série de asteriscos, que não irão funcionar, inclusive com os conhecidos “jabutis”. O orçamento é superotimista no que tange à arrecadação e subestimado ao extremo nos gastos. A despesas inesperadas ocorrem como a pandemia, até a possibilidade de uma guerra, além de as condições climáticas, como está ocorrendo em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Prever gastos é fundamental na proposta orçamentária, porém os cortes são fundamentais.
Ônibus – Atendendo necessidade de a população usuária do transporte coletivo urbano, a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) de Porto Velho ampliou a oferta de ônibus coletivos disponibilizando mais linhas em várias regiões. Desde segunda-feira (16) estão circulando mais cinco linhas, a Guaporé 221, Interbairros 030, Interbairros 040, Grande Circular A e Grande Circular B, via Porto Velho Shopping ampliando as opções aos moradores da Zona Sul. "A meta é aumentar a oferta de linhas, melhorar a frequência e oferecer um transporte coletivo cada vez melhor e que atenda a nossa população”, disse o secretário, Anderson Pereira. O aumento das linhas representa a ampliação de mais cem horários diários. A próxima investida será na Zona Leste, a mais populosa da cidade.
Ponto E – Companheiro de trabalho desde a época da “Folha de Rondônia”, na década de 90, o jornalista Jusmar Lustoza edita semanalmente coluna social em vários jornais da região e, a cada três meses a sua ótima Revista Ponto E, especializada na área de saúde, com a competência de sempre. A edição deste mês está circulando e como estamos na área da tecnologia também é possível acessar a revista pela maneira digital com o endereço https//expressaorondonia.com.br/coluna-social-ponto-e-190. Jusmar noticia o que ocorre na sociedade de Cacoal e região. No seu texto, fica muito bem definido, que informação não deve ser confundida com badalação. Mais sucesso!
Moradias – Esta semana o governador Marcos Rocha (UB) entregou as chaves aos novos moradores do Residencial Porto Belo I, na Zona Leste de Porto Velho. Somando aos residenciais Porto Belo II, III e IV, já foram entregues 1.088 moradias. Os imóveis do Porto Belo I têm dois quartos, sala, cozinha e banheiro, estação de tratamento de água, rede de esgoto, iluminação pública, ruas pavimentadas e área de lazer, dentre outras melhorias. A obra tem parceria do Governo do Estado e Prefeitura de Porto Velho com custo orçado em R$ 25 milhões. Também participaram da solenidade de entrega dos imóveis o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, o prefeito Hildon Chaves (Sem Partido) e a secretaria de Estado de Ação Social-Seas, a primeira dama Luana Rocha. “Trata-se de um momento de felicidade e, juntos, estamos antecipando o Natal desses pais e filhos, que passam a ter a casa própria”, disse Marcos Rocha.
Respigo
Após um período de recesso no Brasileirão de futebol devido aos jogos da Seleção Brasileira pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, os jogos retornaram na quarta-feira (18). A rodada do meio de semana é completada hoje (19) com Cruzeiro e Flamengo, Palmeiras e Atlético Mineiro, às 18h; Santos e Bragantino às 19h e encerrando a rodada Fluminense e Corinthians, às 20h30 +++ Coritiba e América Mineiro já estão praticamente rebaixados. Para as outras duas vagas estão bem cotados Goiás, Santos e Vasco da Gama, além de Corinthians, Cruzeiro e Bahia +++ O Botafogo continua firme na dianteira e dificilmente deixará de ser campeão. Na quarta-feira venceu o América Mineiro em Belo Horizonte e está com 12 pontos à frente do Bragantino, que joga hoje +++ A onda de forte calor deu um “refresco” em Porto Velho. Os termômetros que registraram 42 graus de sensação térmica, agora gira em torno de 38 graus +++ Mas a seca continua e, apesar de estarmos no período de inverno amazônico (chuvas diárias durante cerca de seis meses), elas, ainda, estão esparsas. E os rios, inclusive o Madeira, que corta Porto Velho continua com navegação prejudicada durante o dia e suspensa à noite.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/10/misterioso-sumico-de-metralhadoras-de-unidade-do-exercito-reforma-administrativa-ignora-cortes-de-gastos-familias-recebem-imoveis-no-porto-belo-i-,173979.shtml