Larissa Vieira
Publicada em 09/11/2023 às 16h23
Foi realizada nesta quarta-feira (8) a 1ª Conferência Municipal de Acompanhamento do Plano Diretor Participativo do Município de Porto Velho. Essa é a etapa que encerra o trabalho que começou a ser realizado no mês de setembro, desde a inscrição para candidatos à vaga de delegado do distrito sede, até a realização dos Fóruns Preparatórios Distritais.
Nesta última etapa, participaram delegados natos, delegados eleitos nos fóruns preparatórios, observadores previamente inscritos e convidados. O objetivo era realizar a validação do Relatório de Acompanhamento do Plano Diretor, além de eleger as entidades da sociedade civil que passarão a ter assento no Conselho Municipal da Cidade – o Concidade PVH.
O Plano Diretor se estrutura em torno dos compromissos do município com a preservação do bioma e da floresta, valorização da diversidade étnica e cultural do território municipal e com a construção de alternativas sustentáveis para o desenvolvimento urbano.
“Nós tivemos os fóruns preparatórios, que aconteceram em todos os distritos, e essa última etapa acontece no distrito sede. Estivemos neste evento para consolidar este trabalho, sendo ele a 1ª Conferência, fazendo então o acompanhamento e avaliação daquilo que progrediu no Plano Diretor, que é a referência de organização de como a cidade vai se desenvolvendo. Tivemos no evento os delegados, que foram munícipes que se colocaram à disposição e escolhidos nos distritos, o poder público com representantes em todas as suas esferas, além de representantes de instituições divididas por segmentos, trazendo um pouquinho de todos os representantes da nossa sociedade”, explicou Raisa Tavares, subsecretária da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão de Porto Velho (Sempog).
Marcos Ortiz é professor e participou da Conferência com o objetivo de promover a inclusão. Ele é representante do distrito de Vista Alegre do Abunã. “Participar do evento e levar à nossa comunidade o que foi aprendido é de extrema importância, principalmente na nossa área de atuação, que é a educação inclusiva e a acessibilidade. É a primeira vez em um evento assim e, sem dúvida, tudo que foi discutido aqui será muito bem levado para a comunidade”, resumiu.
Elias Correia é administrador de Vista Alegre do Abunã e comemora mais este passo no desenvolvimento do distrito. “É uma alegria aprender aqui e levar para nossa população o que nos foi repassado aqui. Participamos de todas as etapas, nossa população acompanhou em peso e temos a satisfação de saber mais para colaborar ainda mais com nosso distrito, que atualmente é o maior de Porto Velho”.
Durante o dia foram realizados painéis como “O breve histórico dos planos setoriais”, o 1º relatório de acompanhamento do PDPM, escuta social, exposições, entre outros debates.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/11/porto-velho-recebe-a-1-conferencia-municipal-de-acompanhamento-do-plano-diretor-participativo,175713.shtml