Rondoniadinamica
Publicada em 21/11/2023 às 10h44
Porto Velho, RO – No final de junho deste ano, por maioria de votos (5 a 2), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou a inelegibilidade do ex-presidente da República Jair Bolsonaro, do PL, por oito anos, contados a partir das Eleições 2022.
Em suma, Bolsonaro está “engessado”, eleitoralmente falando, até 2030. Segundo a assessoria do TSE, o julgamento reconheceu a prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante reunião realizada no Palácio da Alvorada com embaixadores estrangeiros no dia 18 de julho do ano passado. Walter Braga Netto, que compôs a chapa de Bolsonaro à reeleição, foi excluído da sanção, uma vez que não ficou demonstrada sua responsabilidade na conduta. Nesse ponto, a decisão foi unânime.
Gafe
O senador de Rondônia Marcos Rogério, do PL, correligionário de Bolsonaro, cometeu uma gafe ao comemorar a vitória do ultradireitista Javier Milei na Argentina.
O congressista destacou em seu Instagram:
“Já podemos sentir os ventos da mudança! A eleição de Milei, na Argentina, reascendeu a esperança de tempos melhores, de um amanhã mais promissor e de uma Nação mais forte!”.
Em seguida, usou as tags:
“#Bolsonaro2026 #MarcosRogério #SenadorMarcosRogério #Rondônia”, encerrou.
O membro do Senado Federal ilustrou seu posicionamento com uma arte que mostra Milei no Poder em 2023, algo já concretizado; Donald Trump, em 2024, nos Estados Unidos da América; e Jair Bolsonaro, no Brasil, em 2026, ignorando que, à ocasião da data, a pena de inelegibilidade aplicada ao antigo morador do Palácio da Alvorada ainda estará em vigor.
CONFIRA O EQUÍVOCO:
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/11/apos-vitoria-de-milei-rogerio-profetiza-bolsonaro-vencedor-em-2026-mas-ex-presidente-esta-inelegivel-ate-2030,176534.shtml