Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 28/11/2023 às 14h07
Ji-Paraná – Há quem aposte, que a disputa pela Prefeitura de Ji-Paraná nas eleições de outubro do próximo ano estará polarizada entre o deputado estadual Laerte Gomes (PSD) e o ex-deputado estadual e ex-prefeito em dois mandatos seguidos, Jesualdo Pires (PSB). Não há dúvida que hoje, são os nomes em maior evidência na mídia local-regional, mas o PDT poderá optar pela candidatura do ex-deputado estadual e ex vice-governador Airton Gurgacz. Também não pode ser desconsiderado o ex-secretário de Estado da Saúde, João Durval, que preside o PP no município. A deputada estadual Cláudia de Jesus é o nome do PT de maior expressão em Ji-Paraná e em nível estadual, mas pessoas próximas a ela garantem que não concorrerá à prefeitura em 2024.
PT – As eleições municipais (prefeitos e vereadores) de outubro do próximo ano movimentam as lideranças políticas, pois eleger o maior número de prefeitos e integrantes das câmaras municipais em outubro de 2024 será um passo da maior importância para as gerais (presidente da República, governadores, duas das três vagas ao Senado dos Estados e Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas). O PT, por exemplo, tem reunião extraordinária no dia 2 de dezembro, na câmara de vereadores de Ji-Paraná, a partir das 9 horas para tratar do posicionamento do partido em relação ao Governo de Rondônia, avaliar o mandato da deputada estadual Cláudia de Jesus, única representante do partido na Ale-RO, além de informes e a realização da Conferência Eleitoral Estadual. Também estão sendo convocados prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e presidentes dos diretórios municipais. É o PT se preparando para 2024.
Donadon – Uma das famílias de políticos mais tradicionais de Rondônia, os Donadon, do Cone Sul está se reorganizando no Estado. Natan, ex-deputado federal preside o Agir36 e vem realizando reuniões pelo interior preparando o partido para as eleições municipais de 2024. A reunião mais recente foi em Vilhena, onde Natan reuniu um grupo de lideranças políticas, pois o partido, terá nominata completa com candidatos a prefeito e à vereança. No encontro de Vilhena participaram membros de outros partidos, pois a meta é compor para fortalecer o Agir36, porque o partido tem como propósito “ser um mecanismo de transformação da política municipal, estadual e nacional”, adiantou Natan Donadon. A família Donadon tem hoje, somente a deputada estadual Rosângela (UB) com mandato, mas já teve prefeitos, prefeita, deputado estadual e presidente da Ale-RO (Marcos), além de Natan federal.
Orçamento – Na coluna de segunda-feira (27) informamos, que o Orçamento do Estado de Rondônia para 2024, ainda, não foi discutido e votado na Assembleia Legislativa. E que o prazo legal para aprovação –ou não– pelos deputados seria o dia 20 de dezembro, último dia para aprovação, ou não. No caso de a proposta orçamentária não ser aprovada, o Governo do Estado iniciaria o novo ano com o Orçamento 2023 acrescido de 1/12 avos. O mecanismo não é esse, segundo a área técnica da Ale-RO, porque, como é o primeiro ano da legislatura, a votação do orçamento, junto com o PPA deve ocorrer em novembro. O Orçamento 2024 já está na Ale-RO, mas, como está prevista uma alteração, ainda, nem passou pelas comissões permanentes. A expectativa é que esteja na pauta da sessão plenária ordinária da tarde de hoje (28), a partir das 15h.
Livro – O secretário legislativo da Assembleia Legislativa (Ale), o experiente e competente Carlos Alberto Manvailer lançou recentemente o livro “Minha História, Minha Vida”, com quase 200 páginas, que traz um apanhado da trajetória do profissional, que está à disposição dos leitores. Quem não conhece o Manvailer, estranha, pois não é homem de meias palavras e procura ser “curto e grosso” nas suas respostas, quando questionado, mas é uma pessoa do bem e profundo conhecedor da parte técnica da Ale-RO, sendo um ponto de referência para os deputados, seus assessores e um professor para os técnicos mais novos, que estão chegando no Poder Legislativo Estadual e aprendendo o “be a bá” da área técnica da Casa do Povo.
Respigo
A coluna é especializada em política, mas como todo brasileiro é um “técnico” de futebol, e, o Brasileirão A de futebol está chegando ao fim, estamos sempre dando uns “pitacos” por aqui. E o Palmeiras continua abusando da sorte +++ Os adversários estão a cada rodada entregando o título ao Verdão, que não consegue vencer jogos importantes. Time que busca o título tem que partir pra cima dos adversários +++ Hoje (28) Vasco e Corinthians realizam o “jogo dos desesperados”, pois ambos estão com muitas chances de serem rebaixados para a Série B. O Corinthians está com 44 pontos e na 16ª colocação +++ O Vasco está com 42 pontos e na 16ª posição a um ponto do primeiro da zona da degola, o Bahia, que enfrentará o São Paulo, na Fonte Nova, na quarta-feira (29), às 18h. A disputa está acirrada na ponta da tabela e também na área de rebaixamento, que já tem dois (Coritiba e América Mineiro), que foram para a Série B, dos quatro que caem da Série A.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/11/expectativa-de-disputa-polarizada-a-prefeito-de-ji-parana-pt-realiza-encontro-regional-visando-2024-familia-donadon-organiza-gir36-para-eleicoes-do-proximo-ano,177174.shtml