Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 01/12/2023 às 14h01
Pesquisa – Eleições a prefeitos e vereadores se aproximando (outubro de 2024) e as lideranças políticas correndo para filiar lideranças para concorrer. Os institutos de pesquisas também são acionados e os resultados apresentados nos órgãos de comunicação, visando incentivar os nomes mais bem cotados e mobilizar quem está atrás na busca da preferência eleitoral são publicados. O Phoenix, do conhecido profissional da área, Juvenil Coelho já vem apresentando, publicamente resultados de pesquisas realizadas na capital e no interior do Estado. Recentemente foi apresentado um quadro envolvendo nomes em condições de concorrer a vereador em Porto Velho, e vários já vereadores e outros cotados para assumir as 23 vagas, duas a mais que as vinte e uma, atuais.
Prefeitos – O Phoenix disponibilizou um quadro de pesquisa realizada em novembro último em Porto Velho, questionando os eleitores sobre a sucessão municipal apresentando um grupo de nomes em condições de concorrer, os mais comentados “na boca do povo” e dois jovens e conhecidos políticos se destacaram. O presidente da Assembleia Legislativa (Ale) e a ex-deputada federal Mariana Carvalho somaram de 20% a 23% da preferência dos entrevistados. Em um segundo plano também se destacam três políticos conhecidos, o ex-deputado estadual Zequinha Araújo (MDB), o deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) e o professor universitário, Vinícius Miguel (PSB), com porcentagem de 10,4% a 16,4%. Os demais nomes estimulados ficaram com menos de 10% das intenções de voto.
Aviação – A normalização dos voos comerciais de Rondônia para outros Estados continua sem solução de continuidade. Esta semana o jurista José Bandeira, de Porto Velho, em entrevista ao programa A Voz de Rondônia, do jornalista e advogado Arimar Sá, classificou a medida das companhias aéreas de limitação dos voos e preços elevados das passagens como abusivos. “Nós estamos nos sentindo em cárcere privado, às vezes você não precisa viajar hoje, mas amanhã em uma situação de doença ou qualquer outra necessidade você vai passar por essa tortura”, argumentou. O Dr. Bandeira foi mais além, quando afirmou com toda a propriedade, que “falta representatividade para dizerem aqui não”. O que estão fazendo com Rondônia, segundo o advogado, “é uma vergonha”, e alerta, que é necessária uma força-tarefa para solucionar o problema, que é grave.
Aviação II – A situação crítica da aviação comercial em Rondônia foi abordada em audiência de conciliação realizada em Porto Velho, porque Azul e Gol estão tratando Rondônia sem a maior preocupação com suas obrigações e exigindo direitos que não têm. O município de Porto Velho moveu ação civil pública contra as duas empresas em razão do cancelamento de voos, tendo como principal “argumento”, o excesso de ações judiciais. Um absurdo das companhias. Os senadores de Rondônia, deputados federais, Assembleia Legislativa, câmaras de vereadores, prefeitos, governador, Associações Comerciais e a sociedade organizada devem promover uma mobilização monstra exigindo a volta dos voos. Se Gol e Azul não têm interesse, porque não entregam as linhas para quem tem condições de atender a demanda.
Mordaça – O Brasil passa por um difícil momento de democracia (?) e isso é preocupante. O Congresso Nacional, que somente agora está apresentando uma reação e cumprindo a obrigação de legislar, pois foram eleitos para isso, fecha os olhos para ações absurdas de o Supremo Tribunal Federal (STF), que é quem realmente “governa” o País, e edição de uma determinação de que “falas de entrevistados que imputem prática de ilícito a terceiros”, é de responsabilidade de os veículos de comunicação assusta, preocupa. Até o ex-ministro do STF, Marco Aurélio Mello, disse ao jornal “O Estado de S. Paulo”, que “eu não queria estar na pele da imprensa”, porque o veículo pode responder por crime de calunia cometido pelo seu entrevistado. Realmente é o fim da rosca...
Respigo
Na próxima semana (4 a 8) a Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa (Ale) estará atuando no interior do Estado. Em Ouro Preto do Oeste será ministrado curso de Libras na Igreja Assembleia de Deus e, em Pimenta Bueno, o curso será de Oratória, na Câmara de Vereadores +++ A Amazônia tem somente duas estações climáticas, o Inverno e o Verão. No Inverno, como agora, que dura cerca de seis meses, chove quase que diariamente +++ Já o verão é de seca, que este ano foi prolongada e criou vários problemas na região, inclusive com limitação de navegação no rio Madeira e, alguns rios chegaram a quase secar. Nos últimos dias a chuva está presente praticamente todos os dias e a população ribeirinha, que estava prejudicada já respira com um pouco de alívio +++ Especialistas em eleições garantem que teremos uma renovação em torno de 50% na câmara de vereadores de Porto Velho, nas eleições do próximo ano. Hoje são 21 vereadores, mas para a próxima legislatura será de 23.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/12/eleicoes-em-porto-velho-prometem-disputa-das-mais-acirradas-rondonia-continua-no-prejuizo-com-falta-de-voos-comerciais-stf-impoe-mordaca-na-imprensa-,177502.shtml