Rondoniadinamica
Publicada em 05/12/2023 às 08h52
Com informações da assessoria
Porto Velho, RO – Em uma reunião extraordinária realizada no último sábado (02/12) em Ji-Paraná, membros do Partido dos Trabalhadores de Rondônia (PT/RO) engajaram-se em uma discussão intensiva sobre a postura a ser adotada em relação ao Governo Estadual liderado pelo Partido União Brasil. A deliberação final, contudo, evidencia uma abordagem estratégica, priorizando o diálogo e a realização de debates amplos antes de firmar uma posição definitiva.
Israel Trindade, presidente do Diretório Municipal do PT de Porto Velho, apresentou uma proposta durante a reunião, a qual foi aceita e aprovada pelos participantes. Trindade propôs que o partido empreendesse um debate abrangente, postergando a decisão sobre aliança ou oposição até março de 2024. A proposta ressalta, também, a importância de concentrar esforços no diálogo com diversos setores da sociedade, incluindo políticos, empresariais, prefeituras e movimentos sociais. Foi decidido, adicionalmente, formar uma Comissão composta por membros do Diretório Estadual, juntamente com a Deputada Estadual Cláudia de Jesus e o Presidente Estadual do PT, Anselmo de Jesus, para conduzir o debate com os diretórios municipais e toda a militância petista.
"Queremos um debate que abranja toda a sociedade. Estamos focados em ampliar as políticas públicas que estão sendo implementadas em Rondônia, beneficiando especialmente os mais necessitados", afirmou Trindade. Ele destacou a visão positiva do PT/RO em relação a iniciativas como o programa Minha Casa Minha Vida, o apoio à agricultura familiar por meio do crédito Fundiário, e as isenções no Bolsa Família destinadas a mulheres e beneficiários com financiamentos habitacionais populares.
A estratégia central do Partido dos Trabalhadores consiste em enfatizar as ações do Governo Federal, liderado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Trindade explicou que esse alinhamento é considerado crucial para pressionar o Governo Estadual a posicionar-se em concordância com o governo Lula, principalmente devido à liderança do Partido União Brasil em três pastas do governo federal, com Juscelino Filho (Comunicações) e Celso Sabino (Turismo), além de Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional).
O cenário político interno do PT/RO foi objeto de discussão, incluindo a postura da deputada Cláudia de Jesus, única representante do PT na Assembleia Legislativa. Enquanto alguns filiados discordam de sua posição favorável às pautas do governo, a maioria acredita que ela tem fortalecido o apoio às políticas públicas do governo Lula. A deputada prestou contas de seu mandato e manifestou disposição para intensificar o diálogo com a militância e a sociedade em geral.
A decisão estratégica do PT Rondônia reflete não apenas uma escolha política, mas uma abordagem que busca aprofundar o envolvimento com a comunidade e promover debates significativos para a construção de políticas públicas mais inclusivas e justas. O partido está concentrado em gerar um impacto real no cenário político estadual e fortalecer seus laços com a população.
"Qualquer decisão tomada no âmbito do PT-RO tem o poder de impactar a execução das políticas públicas do Governo Federal em Rondônia. O governo Lula destinará bilhões ao Estado, e esse dinheiro será direcionado para obras e políticas públicas que beneficiam a população de Rondônia. Temos que considerar isso. Portanto, apoio político ao bolsonarismo JAMAIS! No entanto, não podemos virar as costas para a realidade; precisamos intensificar o diálogo com o Governo do Estado e todos os prefeitos, senão viraremos as costas ao povo trabalhador de Rondônia, não aos governadores ou prefeitos A ou B", afirmou Israel Trindade, presidente do Diretório de Porto Velho.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/12/apoio-politico-ao-bolsonarismo-jamais-diz-novo-presidente-do-pt-mandatario-nao-descarta-apoio-a-gestao-marcos-rocha,177728.shtml