Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 06/12/2023 às 07h40
Jornalistas – O encontro anual de jornalistas, ocorrerá no próximo sábado (9) e deverá reunir a maior parte dos profissionais da capital e do interior na sede da OAB (RO) em Porto Velho, a partir das 10h. A dedicada, competente e pessoa das mais queridas, a colega Yale Dantas, mais uma vez é a responsável (e como) pela correria na organização do já tradicional evento, mesmo com as dificuldades de sempre, pois o mundo passa por momento de crise econômica, social e financeira. Graças ao apoio de pessoas sensíveis com o trabalho dos profissionais de comunicação no contexto geral foi possível realizar a festa. Pedir favor, apoio, organizar não é tarefa das mais simples.
Jornalistas – Apesar de todas as dificuldades para realizar uma festa do porte da Confraternização dos Jornalistas, muita gente ajudou e a tarefa da Yale ficou menos difícil. Agradecimentos ao pessoal da Coronel Churh (chope), Grupo César Cassol Energia e Calcário, de Rolim de Moura; Fiero, Toca do Coelho, Dydyo Refrigerantes pelo patrocínio; secretarias de Comunicação do Governo do Estado e Prefeitura de Porto Velho (Rosângela Silva e Alexandro Lubiana, respectivamente), senadores Marcos Rogério (PL) e Confúcio Moura (MDB), deputados federais Sílvia Cristina (PL) e Thiago Flores (MDB) e Mr, Lory Locações e Eventos, pelo apoio. O “ingresso” para a confraternização é alimentos não perecíveis e absorventes femininos. O evento é para jornalistas e, segundo a Yale, quem estiver liso e sem condições de comprar os alimentos e os absorventes, podem participar da mesma maneira.
Teatro – Nos dias 20, 21 e 22, serão apresentadas a peça O Nascimento, pelo Grupo Teatral Êxodo, de Porto Velho, sempre a partir das 19h30. Os ingressos estão à venda a preço único de R$ 10 pelos telefones 69 9929.2665 e 99221.0051. O local de exibição do Êxodo com uma peça relacionada ao nascimento de Cristo devido a proximidade do Natal é uma oportunidade única, nos tempos “modernos” de hoje, onde tudo é digital e se resolve no aperto de um botão, assistir a um espetáculo teatral ao vivo e com integrantes da terrinha é uma ocasião para aperfeiçoar a cultura na sede social do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia-Sindsef/RO.
Cassol – Nas eleições de 2022 Ivo Cassol, que já foi prefeito de Rolim de Moura, govenador do Estado e senador da República estava inelegível e não concorreu à sucessão estadual. Chegou a anunciar sua candidatura, na expectativa, que teria condições de concorrer, mas quando sentiu, que mesmo judicialmente não teria chances de registrar a candidatura, anunciou a desistência. A inelegibilidade de Cassol é até agosto de 2026, dois meses antes das eleições gerais (presidente da República, governadores, duas das três vagas ao Senado dos Estados e Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas). Caso Cassol consiga concorrer em 2026 será o adversário a ser batido. Ele está se preparando para assumir a presidência regional do PP, hoje dirigido pela irmã, Jaqueline, ex-deputada federal.
2026 – Hoje o nome mais comentado para governar Rondônia a partir de 2027 é do prefeito-reeleito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), que também preside a Associação Rondoniense dos Municípios (Arom). Nos quase sete anos de administração vem realizando um trabalho dos mais eficientes no comando da administração municipal da capital do Estado. Comenta-se nos bastidores da política regional, com insistência, seu nome como candidato à sucessão estadual em 2026. As eleições de outubro do próximo ano estão distantes, mais de dois anos, mas já é possível antever, que certamente teremos disputa das mais acirradas à sucessão do governador-reeleito, Marcos Rocha (UB), que deverá concorrer a uma das duas vagas ao Senado. Hildon e Cassol estão na linha de frente.
Respigo
Até quarta-feira (6), quando teremos a rodada final do Brasileirão A, não podemos deixar de abordar na coluna a paixão dos brasileiros, o futebol, pois afinal de contas, no esporte também se faz política. Muita gente aposta que o Palmeiras, com três pontos à frente dos segundos colocados (Atlético Mineiro e Flamengo) levará o título, porque dificilmente perderá para Cruzeiro +++ Mesmo sendo derrotado, Atlético e Flamengo terão que golear seus adversários Fortaleza e São Paulo, respectivamente, e o Verdão ser goleado +++ Difícil, mas não impossível, pois o Botafogo era apontado como campeão pela campanha no primeiro turno e no início do segundo, com diferença de 14 pontos para o segundo colocado. Em futebol nada é impossível, portanto, prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém +++ Caso o Orçamento do Estado de Rondônia 2024 seja votado esta semana, a próxima será apenas para limpar a pauta na Assembleia Legislativa (Ale). Devido a questões regimentais a discussão e votação do orçamento não pode ultrapassar o próximo dia 20 +++ Hoje a movimentação pela manhã na Casa do Povo foi nas comissões permanentes preparando a pauta da sessão ordinária da tarde. A mobilização maior foi na de Constituição e Justiça, presidida pelo deputado Ismael Crispin (MDB-São Miguel do Guaporé).
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/12/confraternizacao-dos-jornalistas-de-rondonia-no-sabado-hildon-e-cassol-disputam-sucessao-estadual-em-2026-teatro-na-sede-do-sindsef,177819.shtml