Metrópoles
Publicada em 11/12/2023 às 14h35
Alexei Navanly, ativista político e um dos principais críticos do presidente Vladimir Putin, na Rússia, está desaparecido desde a semana passada, segundo aliados. O desaparecimento teria ocorrido dias depois do anúncio de Putin a uma nova candidatura à presidência, na eleição russa do próximo ano.
Condedano a 19 anos de prisão por “extremismo” em agosto, Navanly não recebe visitas de advogados desde a semana passada. Também não participou de uma audiência por videoconferência prevista para esta segunda-feira (11/12).
“Hoje, assim como na sexta-feira, os advogados tentaram entrar em IK-6 e IK-7 — duas colônias [penais] na região de Vladimir, onde Alexei Navalny pode estar. Eles foram informados nas duas colônias que ele não está lá. Nós ainda não sabemos onde ele está.”, escreveu Kira Yarmysh, porta-voz de Navalny, no X (antigo Twitter).
Na sexta-feira (9/12), advogados do ativista afirmaram terem tentado visitá-lo na colônia penal n°6, onde deveria estar detido, mas o pedido foi negado, segundo Yarmysh. Nesta segunda, foi informado que Navalny não constava mais na lista de prisioneiros, levando os advogados a procurá-lo na colônia penal n°7, para onde possilvemente ele teria sido transferido, mas o ativista também não se encontrava ali.
No mesmo dia, mais cedo, Navalny também não compareceu para uma audiência prevista para a manhã desta segunda. Programada para ser realizada por videoconferência. A explicação oficial foi que “problemas elétricos” teriam impedido os depoimentos à distância. Uma outra audiência foi cancelada sob as mesmas razões, na semana passada.
“Eles estão apenas zombando de mim. Este já é o sexto dia em que não sabemos onde Alexey está ou o que está acontecendo com ele”, disse Yarmysh no X.
Quem é Alexei Navalny
O mais proeminente adversário político de Vladimir Putin na Rússia, Alexei Navalny foi o único a conseguir mobilizar, em algum grau, a população russa contra o presidente, em mais de duas décadas.
Em 2020, em exílio, o ativista foi envenenado durante um voo na Sibéria, sendo salvo por um tratamento médico na Alemanha. O governo russo nega as acusações de participação no episódio.
Navalny retornou à Rússia em janeiro de 2021, onde foi detido e levado ao tribunal. Julgado culpado em dois processos, foi condenado a 11 anos e meio de prisão. Navalny nega todas as acusações e afirma que a condenação é uma forma de calar as vozes contra Putin.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/12/alexei-navanly-critico-de-putin-esta-desaparecido-denunciam-aliados,178268.shtml