mp-ro
Publicada em 12/12/2023 às 16h35
A valorização da categoria e o acesso a boas condições de trabalho foram defendidas pelo Ministério Público de Rondônia (MPRO) no “I Encontro de Catadores de Materiais Recicláveis de Rondônia”, nesta terça-feira (12/12) em Porto Velho. A instituição foi representada pelo Promotor de Justiça e Coordenador do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo, Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico (GAEMA), Pablo Hernandez Viscardi, que discursou na abertura do evento. Participam do encontro mais de 150 catadores da Capital e do Interior do Estado.
O Promotor de Justiça comentou que os catadores de materiais recicláveis são agentes imprescindíveis para a sustentabilidade e o futuro do planeta, com atuação fundamental na redução de resíduos.
“O trabalho também promove a economia dos recursos naturais, pois aquilo que seria enterrado ou queimado retorna para a cadeia produtiva através da reciclagem. No entanto, devemos reconhecer que o trabalho dos catadores muitas vezes é desvalorizado e enfrenta diversos desafios de vários setores. É nosso dever, não só como integrantes do Ministério Público, mas como sociedade, garantir que cada um dos catadores seja respeitado, recebam salários dignos e tenham acesso a condições de trabalho adequadas”, disse o Promotor de Justiça Pablo Hernandez Viscardi.
Também participaram da abertura do evento representantes, da Defensoria Pública de Rondônia (DPE-RO); do Fórum Estadual Lixo e Cidadania de Rondônia e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.
O encontro — Idealizado pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (SEAS), o evento visa promover o diálogo sobre a garantia dos direitos dos catadores de materiais recicláveis e estimular o desenvolvimento, a produção e o consumo de produtos derivados desses materiais. Fazem parte da programação palestras, rodas de conversas, grupo de trabalho e oficinas.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2023/12/mpro-participa-de-encontro-de-catadores-de-materiais-reciclaveis-e-defende-importancia-da-categoria-para-a-sustentabilidade-do-planeta,178401.shtml