Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 04/01/2024 às 14h19
Prato Fácil – Um dos programas de maior sucesso do Governo do Estado é o Prato Fácil, da Secretaria de Ação Social (Seas), comandado pela primeira dama, Luana Rocha. Restaurantes da capital e do interior fornecem alimentação (almoço) no balcão ou para levar para casa a R$ 2, desde que a pessoa esteja cadastrada no CadÚnico. Como sempre ocorre em tudo no Brasil, os malandros marcam presença e acabam prejudicando quem realmente precisa, no caso, de o importante e fundamental apoio do Governo do Estado, afinal de contas o Prato Fácil é a garantia de alimentação para as famílias em situação de pobreza, programa que começou na capital e aos poucos vai chegando nos demais municípios.
Prato Fácil II – Estamos sempre cobrando fiscalização, pois nos locais ondem servem o Prato Fácil é comum pessoas chegarem em carros de aplicativos e próprios para levar marmitex. Certamente famílias estão deixando de se alimentar, porque os “espertos” estão matreiramente ocupando os espaços. Uma fiscalização rígida resolveria o problema, de um programa de extrema importância par ao povo simples, humilde e que realmente tenha necessidade de se alimentar com um mínimo de dignidade. Certamente o flagrante e prisão, se for o caso desses malandros que estão colocando em xeque um excelente programa social desenvolvido pelo Governo do Estado, através da secretaria de Ação Social.
Candeias – O município de Candeias do Jamari é seguramente um dos mais complicados do País. Em dez anos já está no nono prefeito. Um foi assassinado no exercício do mandato, (Chico Pernambuco) e os demais afastados ou cassados devido a irregularidades, inclusive corrupção. E o problema não é somente no Poder Executivo, pois os “nobres pares” também são mais que confusos, ou agem solertemente. Com a cassação pelos vereadores, do vice Toninho Cerejeiras (PSB) que estava prefeito, assumiu (interinamente) o presidente da Câmara de Vereadores, Aussemir Almeida (PSB), após solicitar afastamento da presidência do Parlamento Mirim. Ele está no comando do município desde novembro e, até agora não deu posse a suplente, Nelci Ramos (PSB), que foi diplomada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Candeias II – O presidente em exercício da câmara, o vice, vereador Paulinho Mecânico, eleito pelo Patriota, se nega a empossar a suplente Nelci Ramos com a alegação absurda, que ela teria “resistência na câmara de vereadores”. Resistência de que e do que?, por que? A diplomação de Nelci pelo TRE, segundo o documento apresentado por ela é datado de 1º de dezembro. Os vereadores estão em período de recesso, mas legalmente nada impede a posse de Nelci. O presidente interino Paulinho deve estar totalmente desinformado sobre a legalidade da posse de Nelci e está cometendo um ato arbitrário contra a suplente e ignorando a diplomação do TRE. E o partido não se manifesta? A sugestão do deputado estadual Ismael Crispin (MDB-São Miguel do Guaporé) de a possibilidade de uma intervenção estadual em Candeias seria muito bem-vinda.
Eleições – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou portaria com as datas para realização de eleições suplementares pelo país. Pelo calendário estão definidas oito opções caso seja necessária uma nova votação. Estão definidas as datas de 14 de janeiro, 4 de fevereiro, 3 de março, 7 e 28 de abril, 9 de julho, 10 de novembro e 1º de dezembro. No caso de a necessidade de eleição suplementar em Candeias do Jamari, que passa por situação política crítica e de difícil solução, inclusive com pedido de intervenção estadual, como já citamos, estariam disponíveis as datas de 3 de março e 28 de abril.
Respigo
Se o Rondoniense não foi bem no primeiro jogo da Copa São Paulo de Futebol, na terça-feira (2) quando perdeu para o Ceará (1x0), o Ji-Paraná levou uma peia (6x0) do Corinthians em jogo realizado em Marília, interior de São Paulo na quarta-feira. O Rondoniense tem chances de classificação para a próxima fase, mas o Ji-Paraná dificilmente seguirá adiante, após a goleada no jogo de abertura +++ Muita chuva em Porto Velho desde a madrugada de hoje (4). Até o fechamento da coluna, por volta das 12h, ainda, chovia na capital de Rondônia e várias ruas e avenidas, inclusive centrais ficaram tomadas pelas águas +++ Estudantes que utilizam o cartão ComCard no transporte coletivo urbano em Porto Velho já podem se recadastrar via online pelo aplicativo Si.Go. Para os demais casos é necessário se dirigir a um dos pontos de cadastramento. As recargas devem ser feitas pelo APP RecargaPay. São vários pontos disponibilizados como o TudoAqui.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2024/01/por-que-a-suplente-de-vereadora-de-candeias-do-jamari-nao-e-empossada-vivaldinos-se-aproveitam-do-prato-facil-tse-divulga-datas-para-eleicoes-suplementares,179934.shtml